As 36 famílias que perderam suas casas no incêndio da comunidade Mandela, em novembro de 2023, receberam nesta segunda-feira (10) novas moradias no Parque Residencial Iguatemi II, no bairro Nova Lima, em Campo Grande. Com essa entrega, foi concluído o processo de realocação dos 181 núcleos familiares afetados pela tragédia.
Ao todo, cinco novos residenciais foram construídos para atender os desabrigados. Segundo a administração municipal, os locais foram escolhidos estrategicamente para garantir acesso a serviços públicos essenciais. “Nós escolhemos a dedo as regiões, os cinco novos parques residenciais são próximos a escolas, ao Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e a unidades de saúde”, afirmou a prefeita Adriane Lopes (Progressistas) durante a entrega das chaves às famílias.
Antes do incêndio, a comunidade Mandela ocupava uma área irregular próxima a um córrego, enfrentando falta de saneamento básico e infraestrutura. Agora, os moradores passam a contar com residências em bairros regularizados da Capital.
A entrega desta segunda-feira marcou a etapa final do projeto de reassentamento, que anteriormente já havia realocado famílias nos residenciais José Tavares (44 moradias), Iguatemi I (38), Talismã (32) e Oscar Salazar (31).