AGEMS agrega conhecimento para fortalecer qualificação no setor de transporte ferroviário

0
52
AGEMS agrega conhecimento para fortalecer qualificação no setor de transporte ferroviário

Representantes da Agência participam de atividade prática de inspeção, com ANTT

 Com foco em novos conhecimentos que fazem avançar os a regulação para o desenvolvimento sustentável de Mato Grosso do Sul, a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agems) integrou esta semana a equipe que realiza inspeção técnica programada na ferrovia Rumo Malha Oeste.

A participação aconteceu a convite da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Coordenação Regional de Fiscalização Ferroviária São Paulo (COFERSP). A inspeção está percorrendo o trecho desde o Distrito de Indubrasil, em Campo Grande, até Três Lagoas.

“É uma oportunidade muito interessante de estarmos em contato com a realidade da ferrovia, com a estrutura, e observar a operação e a fiscalização desse tipo de serviço”, avalia o técnico da equipe da Diretoria de Transportes, Rodovias, Ferrovias, Portos e Aeroportos, Ernesto Katsu.

“Temos um excelente relacionamento com a ANTT em todas as áreas, o que permite interações que contribuem muito para agregar conhecimento, trocar informações e fortalecer o desempenho das duas agências”, afirma o diretor Matias Gonsales.

A primeira etapa do trabalho foi a Inspeção Técnica de Via Permanente no segmento que vai até a Estação Ligação, entre a Capital e o município de Ribas do Rio Pardo, em trecho de 48 km.

Além de Katsuo, participou o diretor Valter da Silva, engenheiro civil, funcionário de carreira, que coordena na Agems a área de Energia e Gás e que está concluindo uma pós-graduação em Engenharia Ferroviária. “É muito importante agregar conhecimento, pessoal e profissionalmente, porque a Agência está inovando dentro do cenário da regulação e em sintonia com os grandes projetos que o Estado tem”, acredita.

Retomada e fortalecimento ferroviário em MS

MS aprovou em 2022 uma nova lei que institui o Sistema Ferroviário Estadual – SFE. A proposta é criar o ambiente necessário para que a iniciativa privada possa construir e operar ferrovias, preservando a qualidade e a eficiência da prestação dos serviços à população sul-mato-grossense.

A previsão é de oportunizar 6.000 km de extensão da malha ferroviária, considerando projetos federais em análise e o que está sendo proposto pelo Estado.

“Tudo isso tendo a AGEMS exercendo as competências da regulação, controle e fiscalização da prestação dos serviços públicos da SFE. É uma grande responsabilidade, que estamos nos fortalecendo cada veza mais para executar”, explica o diretor-presidente da Agência, Carlos Alberto de Assis.

 

 

Fonte: AGÊNCIA ESTADUAL DE REGULAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE MS