O município de Ladário, no coração do Pantanal sul-mato-grossense, é o mais novo parceiro da Agência Estadual de Regulação (AGEMS) e da Energisa MS no Acordo de Cooperação Técnica e Operacional para promover o planejamento, execução e monitoramento das ações de manejo da arborização urbana, com foco na poda preventiva e segura de árvores próximas à rede elétrica.
O acordo foi assinado nesta semana pelo prefeito Munir Sadeq Ramunieh, o diretor-presidente da Energisa, Paulo Roberto dos Santos, e o diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis.
A cooperação tem vigência inicial de 24 meses, e pode ser prorrogada.
“Muitos dos nossos municípios têm problemas envolvendo o conflito entre as árvores que estão na área urbana e a rede de energia. Nós tomamos a iniciativa de ajudar a buscar uma solução, com cada parte entendendo a sua obrigação e a sua responsabilidade”, destaca o diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis.
“Começamos essa parceria em Bonito, e agora, mais uma importante cidade aderiu. Vamos trabalhar juntos no planejamento, no plantio, na poda, de forma sustentável para o meio ambiente e segura para a população”.
Caminho iniciado em Bonito
A decisão de adesão começou em julho, quando uma comitiva da Prefeitura de Ladário participou do workshop “Plantio Adequado e Poda Responsável”, em Bonito. Na ocasião, o modelo de cooperação foi detalhado, permitindo que representantes de mais de 10 municípios esclarecessem dúvidas e conhecessem os benefícios da proposta. O município sede do evento foi o primeiro a formalizar a parceria.
“Esse arranjo é resultado de um trabalho que nós vimos fazendo desde 2023, a partir de encontros técnicos que realizamos em praticamente todas as regiões”, afirma o diretor de Gás e Energia, Matias Gonsales Soares. “Urbanização inadequada significa risco no fornecimento de energia e, em muitos casos, risco de acidentes graves para o cidadão”, alerta.
Benefícios para a cidade pantaneira
Localizada no extremo oeste de Mato Grosso do Sul, às margens do Rio Paraguai, Ladário soma mais de 22 mil habitantes. Conhecida como Pérola do Pantanal, está inserida na maior planície alagável do mundo, onde a vegetação exuberante é um patrimônio ambiental e turístico.
“Esse acordo é um passo importante para fortalecer a prevenção e dar mais segurança energética ao nosso município. Acredito que essa cooperação reforça a necessidade de equilibrar a garantia do fornecimento com a qualidade de vida dos moradores, de forma sustentável e diminuindo riscos de incidentes”, diz o prefeito Munir Sadeq Ramunieh.
Responsabilidades definidas
Pelo acordo idealizado pela AGEMS em alinhamento técnico e institucional com a distribuidora e as prefeituras, o Município identifica áreas críticas, autoriza e destina corretamente os resíduos de podas, e recomenda espécies adequadas para o plantio urbano.
À Energisa cabe a metodologia técnica, cronograma de podas preventivas e apoio nas retiradas emergenciais.
A AGEMS atua como interveniente e suporte técnico, garantindo integração e cumprimento das normas regulatórias.
“É importante dizer que existe legislação municipal, estadual e federal sobre as responsabilidades pela arborização e poda, além dos normativos técnicos que regem o tema”, conta a assessora técnica Adriana Ortiz, responsável pelo projeto. “Nessa cooperação, a AGEMS auxilia as prefeituras a encontrar as ferramentas para as melhores práticas, incentiva e destaca a importância de o município elaborar o plano municipal de arborização urbana, incluindo a convivência harmônica da arborização com as redes distribuição de energia”.
Fonte: AGÊNCIA ESTADUAL DE REGULAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE MS