AGEMS assume diretoria da ABAR e coordena nova Câmara Técnica de Inteligência Artificial e Mudanças Climáticas

0
AGEMS assume diretoria da ABAR e coordena nova Câmara Técnica de Inteligência Artificial e Mudanças Climáticas

Mato Grosso do Sul consolida sua posição como referência no cenário regulatório brasileiro, com a expansão da presença e influência da Agência Estadual de Regulação (AGEMS) junto à principal entidade do setor. Além de passar a ocupar uma vaga de titular na Diretoria da Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR), a autarquia assume o protagonismo em um dos temas mais urgentes da atualidade: a coordenação da recém-criada Câmara Técnica de Inteligência Artificial, Inovação Tecnológica e Mudanças Climáticas (CTIAClima).

A escolha da AGEMS para estas posições estratégicas reflete a trajetória de inovação construída pela agência nos últimos anos. O diretor-presidente da Agência, Carlos Alberto de Assis, destaca que a presença direta na diretoria da ABAR e a liderança de uma câmara tão inovadora projetam o Mato Grosso do Sul para o centro das decisões regulatórias do País.

Estamos não apenas participando, mas contribuindo, de fato, nas discussões fundamentais para o futuro dos serviços públicos. Esse novo cenário exige que sejamos protagonistas na busca por soluções que tragam segurança jurídica e eficiência. É um novo espaço que projeto a AGEMS e o MS”, afirma.

A nova fronteira: CTIAClima

Criada oficialmente pela presidência da ABAR em dezembro de 2025, a CTIAClima nasce com a missão de desenvolver parâmetros para o uso de IA e mitigar riscos climáticos nos serviços regulados. Para o diretor de Gás, Energia e Mineração da AGEMS, Matias Gonsales Soares — que agora acumula a função de diretor titular da ABAR e coordenador a nova Câmara —, este é um marco para a integração entre tecnologia e regulação.

Ele explica que o objetivo é alinhar a tecnologia ao “negócio” da regulação.

“O mundo vive uma rápida evolução tecnológica e as agências precisam de critérios para fomentar a inovação com segurança jurídica. Estamos em uma era onde o conhecimento dobra a cada ano e temos que estar por dentro disso tudo, inclusive para sugerir adequações em políticas de PPPs e concessões”, pontua.

Segundo o coordenador, o foco será a “segunda onda da IA”, que consiste em aplicar a inteligência artificial diretamente na fiscalização de prestadores de serviços e na mitigação de desafios climáticos. “É um trabalho a ser feito a muitas mãos. Por isso convidamos todos os profissionais das agências filiadas a participarem. É uma colaboração multidisciplinar. Precisamos aliar as novas tecnologias ao que fazemos, colocando isso em pauta nos contratos de concessão para dar segurança tanto para o poder concedente quanto às concessionárias”, finaliza.

Sobre a CTIAClima

A nova Câmara Técnica atuará como um fórum de inteligência e inovação tecnológica para subsidiar normas mais ágeis e baseadas em dados e troca de experiências. Entre as primeiras ações previstas sob a coordenação da AGEMS estão o levantamento de projetos de tecnologia já existentes nas agências associadas e a promoção de treinamentos técnicos para as equipes reguladoras.

 

Fonte: AGÊNCIA ESTADUAL DE REGULAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE MS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui