Atividade no Parque Ayrton Senna reuniu brincadeiras, aprendizado e cidadania, fortalecendo o compromisso de que crianças e adolescentes têm direito a crescer em um ambiente saudável, com acesso à informação e oportunidades para ser agente de transformação.
As risadas das crianças misturadas às rodas de conversa, jogos e brincadeiras marcaram o sábado (18) no Parque Ayrton Senna, em Campo Grande. A manhã foi de aprendizado e celebração durante o evento promovido pela Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, em comemoração aos 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e aos 10 anos do Núcleo de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (NUDECA).
Parceira da iniciativa, a Agência Estadual de Regulação (AGEMS) levou às famílias atividades de educação ambiental em saneamento básico, com foco em despertar desde cedo o senso de responsabilidade e cuidado com o meio ambiente e a preservação dos recursos naturais.
O presidente da Agência, Carlos Alberto de Assis, destacou a importância da união entre instituições para promover conhecimento e cidadania, fortalecendo o compromisso de que crianças e adolescentes têm direito a crescer em um ambiente saudável, com acesso à informação e oportunidades para ser agente de transformação.
“O ECA é um importante instrumento que protege as nossas crianças, e o NUDECA cumpre um papel essencial ao garantir que as pessoas conheçam seus direitos. A AGEMS se uniu a essa iniciativa levando informações sobre um tema tão importante para a saúde e a qualidade de vida da população”, disse. “Para regular bem, fiscalizar adequadamente, precisamos estar cada vez mais perto do cidadão, informar e ajudar a formar as novas gerações”.
Brincar, aprender, transformar
A equipe da Diretoria de Saneamento Básico da Agência preparou um espaço interativo com jogos e dinâmicas que aproximam os pequenos cidadãos dos eixos do saneamento básico — abastecimento de água tratada, coleta e tratamento de esgoto, limpeza urbana, gestão de resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais.
As brincadeiras, como o Jogo da Reciclagem, a Pescaria de Resíduos e a Trilha do Meio Ambiente, além de experiências com óculos de realidade virtual que permitem visitar uma Estação de Tratamento de Esgoto, despertaram a curiosidade e o engajamento de jovens e adultos.
Para a diretora Iara Marchioretto, estar em um evento que celebra o ECA é reafirmar o compromisso da Agência com o direito à vida e à saúde.
“Crianças e adolescentes são as principais pessoas que vão tratar da educação ambiental intergeracional, porque no futuro elas que irão trazer as grandes transformações ao meio ambiente. Levar a educação ambiental a elas é o foco da AGEMS no sentido de apoiar ações que ensinem, de forma prática e lúdica, a separação correta dos resíduos, a preservação dos recursos hídricos e o uso racional da água. Cuidar do meio ambiente é cuidar da saúde e dos direitos fundamentais, porque a água é um bem essencial”, destacou.
Regular e promover cidadania
O engenheiro civil Mathaus Vasconcelos Silva, da Câmara Técnica de Saneamento, reforçou o impacto positivo das ações junto ao público infanto-juvenil.
“Levar o conhecimento sobre o saneamento por meio de brincadeiras e jogos é sempre um privilégio. Toda a equipe se entrega ao máximo para receber as famílias e garantir, de forma envolvente e divertida, que esse conhecimento seja compartilhado. O contato com o tema desde cedo desperta curiosidade e faz com que o aprendizado seja levado para dentro de casa”, contou.
Reforçando o papel da AGEMS como ponte entre a regulação e o cidadão, aproximando o trabalho técnico da realidade das famílias, Mathaus foi um dos profissionais que orientou, ensinou e estimulou as crianças que estiveram no espaço AGEMS no parque durante toda a manhã, com a equipe composta também pelos colaboradores da DSB Danielle Adma Martinez, Tatiana Souza, João Lucas da Silva, Tarsilla Franccesca Aguero e Nauristela Damasceno.
Também presente no evento, a diretora de Inovação, Rejane Monteiro, ressalta que a articulação institucional entre a AGEMS e a Defensoria Pública fortalece as ações voltadas à cidadania e amplia o alcance das políticas públicas. “Quando as instituições atuam de forma integrada, conseguimos otimizar resultados e entregar um serviço público mais efetivo para a população. É assim que a AGEMS tem aproximado ainda mais a regulação do cidadão sul-mato-grossense”.
Fonte: AGÊNCIA ESTADUAL DE REGULAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE MS