Em 2024, a AGEMS impulsionou ações educativas transformadoras, capacitando alunos e professores e fortalecendo o compromisso com o meio ambiente em Mato Grosso do Sul
O ano de 2024 consolidou a educação ambiental como um dos pilares da Agência Estadual de Regulação (AGEMS), com a execução de projetos que envolveram milhares de estudantes, professores e comunidades em todo Mato Grosso do Sul. Por meio de parcerias, criatividade e dedicação, a Agência proporcionou experiências educativas inovadoras, voltadas para a sustentabilidade, o saneamento básico e a cidadania.
Mais de 2.000 alunos e 42 professores foram certificados no projeto Agente AGEMS em Ação, enquanto muitos outros foram mobilizados em duas edições de Drive Thru de recicláveis e no projeto AGEMS Perto de Você.
“Investir na educação ambiental é investir no futuro. Estamos formando agentes de transformação que levarão os conceitos de sustentabilidade para suas famílias, suas comunidades e, por que não, para o mundo?”, destaca o diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis.
Parcerias e Resultados
Importantes acordos de cooperação firmados no fim de 2023, com a Secretaria de Educação (SED), com a Sanesul e a Ambiental MS Pantanal, viabilizaram o desenvolvimento de atividades de educação ambiental formal em escolas públicas de todo o estado, alcançando resultados expressivos em 2024.
Foram 10 municípios atendidos: Campo Grande, Taquarussu, Cassilândia, Maracaju, Bataguassu, Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Coxim, Bonito e Jardim. | O número de instituições de ensino participantes chegou a 16, sendo 44% escolas municipais, 47% estaduais e 9% ações comunitárias;
Um dos mais expressivos resultados efetivos foi a certificação de 2.068 estudantes do Ensino Fundamental Anos Iniciais, Anos finais, Ensino Médio, incluindo AJA e Normal Médio, e 42 professores.
Na Capital, a AGEMS também levou estudantes para participarem de duas edições do Drive Thru da Reciclagem, onde foram realizadas uma visita técnica guiada pelas exposições e uma aula externa sobre a importância da destinação correta dos resíduos para o meio ambiente e suas relações com os quatro eixos do saneamento básico.
Protagonismo juvenil
Um dos diferenciais do projeto foi a criação da carteirinha de Agente AGEMS em Ação, que incentiva estudantes a se tornarem cidadãos ativos e protagonistas em suas comunidades. Por meio da Ouvidoria Jovem, os participantes recebem orientação direta sobre boas práticas ambientais e uso correto dos serviços de saneamento básico.
“É uma iniciativa especialmente elaborado para os jovens que estão iniciando sua jornada como usuários dos serviços públicos que se comprometem com o meio ambiente e o uso adequado dos serviços de saneamento. Trabalhar esse tema com os jovens é garantir que as próximas gerações compreendam o valor do cuidado ambiental e da utilização consciente dos recursos”, reforça a diretora de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos, Iara Marchioretto.
“A carteirinha é um símbolo de compromisso com o futuro. Cada jovem certificado carrega a missão de atuar na sua comunidade e inspirar outros a cuidarem do meio ambiente”, explica Nauristela Paniago Damasceno, coordenadora de Educação Ambiental da AGEMS.
Atividades Inovadoras
Para atividades de educação ambiental em eventos e para distribuição nas escolas, o projeto contou com um rico arsenal de materiais e dinâmicas desenvolvidas pelos parceiros e a Agência, como jogos, oficinas, palestras interativas, visitas guiadas e cartilhas educativas. Entre os destaques estão:
- Cartilhas e gibis com os temas Os Caminhos do Saneamento e Vamos Falar Sobre a Água?;
- Mascotes da Liga do Saneamento confeccionados em dedoches;
- Experiências imersivas em estações de tratamento de água e esgoto, com uso de óculos de realidade virtual;
- Oficinas de simulação; palestras interativas; roteiros para visitas guiadas sobre reciclagem e economia circular; fotos e vídeos sobre os serviços de saneamento básico em cada território;
- Cartazes;
- Atividades impressas; panfleto sobre método de compostagem; cartilha em quadrinhos com tema Levando Saúde até Você; panfleto Esgoto não é Lixo, livreto sobre Direitos e Deveres dos Usuários.
Em parceria com a Reciclus, estudantes também receberam a “Cartilha do Bem” e o gibi da Turma da Mônica “Uma Ideia Brilhante”, abordando logística reversa e destinação adequada de lâmpadas.
Perto do Cidadão
O projeto educativo também esteve presente na ação coordenada pela Ouvidoria AGEMS Perto de Você, com mobilizações de mais de 80 crianças nas atividades de educação ambiental, por meio de jogos e outras atividades lúdicas especialmente pensadas para ajudar esse público a compreender as relações entre os eixos do saneamento básico, o meio ambiente, a saúde coletiva, a sustentabilidade e a cidadania.
Compromisso global
O ano de 2024 também foi marcado pela expansão do Projeto Arco dos Ipês. O bosque original iniciado em 2022 ganhou 30 novas mudas em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, em junho. E um novo boque foi plantado no fim de novembro, com 50 mudas da espécie branca, fortalecendo o compromisso da AGEMS com a Agenda 2030 da ONU sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de combater as mudanças climáticas e promover paz, justiça e instituições eficazes.
Fonte: AGÊNCIA ESTADUAL DE REGULAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE MS