Agência avança na transformação digital com foco no conhecimento e oportunidades que envolvem a I.A
Cerca de 50 servidores de todas as áreas da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (AGEMS) participaram hoje (11) do workshop “IA na Regulação – Do Encanto ao Uso Consciente”, realizado no Living Lab do Sebrae. O evento marcou o primeiro encontro institucional de 2026 voltado à qualificação interna e à inovação, com foco no aprendizado e uso responsável da Inteligência Artificial no setor público.
O workshop foi uma oportunidade de apresentar conceitos fundamentais sobre IA, suas aplicações práticas e os impactos na atividade regulatória, reforçando a tecnologia como ferramenta de apoio ao trabalho técnico, sem substituir o papel humano nas decisões.
Na abertura, o diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis, destacou que a transformação digital é um caminho sem volta e que a Agência irá acompanhar esse movimento.
“O mundo está mudando e a gente tem que mudar junto. Mato Grosso do Sul avançou muito rumo ao digital nos últimos cinco anos, e essa evolução precisa continuar. A tecnologia tem valor, mas o ser humano sempre estará em primeiro lugar. A ideia é aplicar esse novo conhecimento aliado à experiência, às vivências e à capacidade dos nossos servidores. Se conseguirmos caminhar juntos, todos ganham”, afirmou.
A formação ganha importância ainda maior neste momento em que a AGEMS acaba de assumir a coordenação da recém-criada Câmara Técnica de Inteligência Artificial, Inovação Tecnológica e Mudanças Climáticas (CTIAClima) da Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR). O diretor de Gás, Energia e Mineração, Matias Gonsales Soares, é o coordenador.
“O advento da IA não é motivo para preocupação, pelo contrário. Vamos embarcar nessa inovação e utilizá-la como ferramenta para o nosso bem, para melhores resultados, sempre pensando no ser humano. Estamos vivendo uma nova onda da IA, e precisamos aproveitar esse movimento”, afirmou. “É fundamental estarmos conectados a esse debate, aqui no Estado e em nível nacional. A tecnologia vem para melhorar os trabalhos da regulação e entregar melhores resultados para a sociedade”.
Capacitação técnica com foco na prática
O workshop foi ministrado por Edenilson Oliveira, assistente de Tecnologia na DGE. O profissional é especialista em Inteligência Artificial, privacidade e cibersegurança, com mais de 20 anos de experiência em tecnologia da informação e certificações internacionais na área de segurança, governança e proteção de dados.
O encontro abordou a história e funcionamento das IAs, modelos de linguagem, plataformas de IA generativa, uso de IA para imagens, áudio e vídeo, engenharia de prompt, agentes de IA, automação e aplicações práticas na regulação, além de uma atividade prática com ferramentas acessíveis aos servidores.
Qualificação contínua e construção coletiva
A diretora de Inovação, Rejane Monteiro, destacou que o workshop inaugura uma nova fase de ações voltadas à capacitação contínua dos servidores.
“Agora que a governança está estruturada, vamos avançar. A ideia é realizar encontros menores, focados, para que nossos servidores avancem em qualificação. É uma construção coletiva, entre todas as nossas Diretorias”, disse. “A Inteligência Artificial passa a fazer parte do nosso trabalho como suporte, nunca substituindo os técnicos, mas fortalecendo a atuação da Agência.”

Fonte: AGÊNCIA ESTADUAL DE REGULAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE MS







