AGEMS reforça cuidado com a saúde dos servidores com ações do Novembro Azul

0
AGEMS reforça cuidado com a saúde dos servidores com ações do Novembro Azul

Atendimentos clínicos, avaliação de bioimpedância e orientações profissionais mobilizaram mais de 50 colaboradores em um dia dedicado à prevenção e bem-estar

Com informação e atendimento profissional, quebrando paradigmas e preconceitos, o Novembro Azul mobilizou servidores da Agência Estadual de Regulação (AGEMS) em ações concretas para a saúde do homem. Qualidade de vida, hábitos saudáveis, prevenção e tratamento de doenças foram o foco da mobilização.

Em três horas de atendimentos, em torno de 55 colaboradores passaram por triagem clínica, avaliação de bioimpedância e mini palestras com médicos.

Voltado especialmente para o público masculino, em razão da campanha de novembro que alerta para o câncer de próstata, a ação teve a adesão de mais de 40 trabalhadores homens, de todos os setores. Também abriu espaço para mulheres, reforçando iniciativas que normalmente atendem a elas nas ocasiões do Dia Internacional da Mulher e no Outubro Rosa.

O diretor-presidente da Agência, Carlos Alberto de Assis, participou da programação e agradeceu o apoio das equipes de saúde, que ajudam a colocar em prática projetos em benefício do bem-estar dos trabalhadores.

“É cada vez mais indispensável falar em prevenção, em cuidado, e incentivar atitudes positivas, como o esporte. Juntos, podemos oferecer muitas oportunidades, levar saúde e qualidade de vida para nossos colaboradores”, ressaltou.

Atenção à saúde no cotidiano

Para promover o dia em que cuidar da saúde foi uma das tarefas principais, a AGEMS contou com a parceria da CASSEMS. O Instituto Ação e Cidadania, que tem atuação conjunta com o programa Viva Saúde, ofereceu triagem com aferição de pressão, medição de glicemia capilar e de circunferência abdominal.

A coordenadora do projeto, fisioterapeuta Eliane Facco, explica que com esse atendimento simples é possível checar se há desequilíbrio com os parâmetros considerados regulares. “Muita gente se descobre hipertenso ou diabético a partir de uma primeira triagem básica. Aqui nós conseguimos estimular cada um a olhar para seus hábitos e comportamentos e direcionar para a busca de diagnósticos e cuidados mais precisos”, explica.

Saúde além dos números

Ainda desconhecida para muitos, a avaliação de bioimpedância trouxe resultados ainda mais precisos, em parceria com a Clínica da Família da Cassems. Feita com um equipamento específico, que mensura a composição corporal — incluindo a taxa metabólica, quantidade de massa muscular, água e gordura, por exemplo – é possível ter uma informação mais detalhada e relevante sobre a estrutura corporal, indo além da informação sobre o peso fornecida por uma balança convencional.

Zacarias Bacha, 66 anos, assessor na Diretoria de Transportes, foi um dos primeiros a participar da avaliação. Ele, que já foi atleta profissional e procura manter em dia os principais exames médicos, conta que vai utilizar os resultados como estímulo para colocar em prática o que ainda falta para melhorar a saúde: abandonar de vez o sedentarismo. “Acredito que é muito importante manter o corpo saudável, garantir nossa própria autonomia, fazer a nossa parte para não depender de outras pessoas”, conta.

Conversa franca sobre prevenção

Nas equipes que participaram da ação de saúde, dois médicos trouxeram dicas valiosas e orientações ao público masculino, especialmente.

O geriatra Alessandro Araújo fez um alerta sobre as doenças psíquicas e o controle do estresse. “É muito importante ter oportunidades como essa de conversar não só sobre doenças mais convencionais, mas o impacto das questões psíquicas na prevenção”, disse.

Para o médico de família Matheus Borela, os cuidados prévios, na fase em que ainda não se precisa de um especialista, são essenciais para resgatar a saúde como um todo e evitar as doenças.

“Existem vários programas disponíveis, oportunidades que resgatam aquele antigo modelo do médico de família mesmo. São programas que querem ser vínculo, referência e acolhimento”, orientou.

Gestão de pessoas

Com os bons resultados das ações de saúde como essa do Novembro Azul, a AGEMS já planeja expandir iniciativas pela qualidade de vida e bem estar dos servidores. A gerente de Gestão de Pessoas, Jaqueline Cruz, conta que os dados expressados nas triagens clínicas ajudarão a construir projetos ainda mais amplos a partir de 2026.

“Cada trabalhador recebe seus dados e pode, individualmente, ajustar seus hábitos, buscar avaliações complementares e fazer a prevenção contínua. Mas ele não precisa fazer isso sozinho. Nós vamos trabalhar criando oportunidades que beneficiem o coletivo, inclusive apostando fortemente no incentivo à prática de exercícios e esportes”.

Fonte: AGÊNCIA ESTADUAL DE REGULAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE MS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui