Cerca de 13 mil consumidores que receberam faturas com valores indevidos em decorrência do ataque hacker ocorrido no sistema operacional da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) começaram a receber as novas contas nesta sexta-feira (04).
De acordo com diretor Comercial e de Operações da empresa, Onofre Assis de Souza, a entrega das novas faturas deve ser concluída neste sábado (5).
No fim do ano passado, a Sanesul sofreu um ataque cibernético, obrigando a companhia a fazer o faturamento pela média, em torno de 2%, das 520 mil ligações operadas pela empresa, beneficiando aproximadamente 214 mil famílias.
O diretor-presidente da companhia de saneamento, Walter Carneiro Júnior, destaca que a Sanesul tem usado os meios de comunicação, principalmente emissoras de rádio e as plataformas digitais para esclarecer o transtorno e tranquilizar os consumidores atingidos pelo crime cibernético.
Desde a segunda quinzena de janeiro, Carneiro tem feito uma série de entrevistas em emissoras de rádio para explicar a situação e orientar os consumidores sobre a revisão tarifária dos serviços de água e esgoto operados pela empresa. Ao todo, o dirigente concederá entrevista para mais de 40 emissoras em todo Estado.
NOVAS TARIFAS
As novas tarifas de água e esgoto começaram a vigorar partir de 1º de janeiro, beneficiando diretamente milhares de moradores de Mato Grosso do Sul nas 68 cidades onde a Sanesul mantém a concessão dos serviços prestados.
Portaria publicada pela AGEMS (Agência Estadual de Regulação de Mato Grosso do Sul) no dia 1° de dezembro, indica uma redução de 3,13% na tarifa média de água e esgoto. A medida irá beneficiar mais de 215 mil famílias e cerca de 40 mil pequenos comércios.
Outra mudança é a unificação da tarifa de esgoto em 50% para todos os municípios atendidos pela Sanesul. A tarifa social continua garantida para 10 mil famílias de baixa renda.