Após força-tarefa, Polícia Civil acelera diligências e reduz em mais de 60% o volume de inquéritos policiais em Guia Lopes da Laguna

0
123
Após força-tarefa, Polícia Civil acelera diligências e reduz em mais de 60% o volume de inquéritos policiais em Guia Lopes da Laguna

Na manhã desta sexta-feira, 01/02, ao realizar o balanço anual das atividades de polícia judiciária realizadas ao longo do último ano, a Delegacia de Polícia Civil de Guia Lopes da Laguna-MS constatou que surtiu efeito a força-tarefa montada para reduzir o número de inquéritos policiais em curso na unidade.

Em comparação a fevereiro de 2023, em que havia 135 IPs (Inquéritos Policiais) em trâmite, o atual mês de fevereiro de 2024 registrou o volume de 53 IPs, o que demonstra uma redução de mais de 61% na quantidade de cadernos investigativos, proporcionando uma resposta criminal mais rápida e efetiva por parte da Polícia Civil. A título de exemplo, apenas neste mês foram instaurados 18 IPs, enquanto 38 foram relatados.

O Delegado Titular de Guia Lopes da Laguna, Gustavo Detomi. “Estabelecemos um novo organograma na Delegacia e organizamos um fluxo racional de Boletins de Ocorrência e procedimentos policiais, integrando os diversos setores e agilizando o andamento de diligências. Atualmente enviamos os procedimentos relatados para o Ministério Público em tempo recorde, sem perder de vista a qualidade e a profundidade das diligências realizadas. Além disso, as representações por prisões e demais medidas cautelares também têm sido feitas imediatamente, contribuindo para a instauração e evolução cada vez mais rápida dos inquéritos policiais. Tem sido um trabalho muito árduo, mas muito gratificante”, comentou o Delegado.

Para a Investigadora Alyne Evangelista, lotada no Cartório Central da Unidade, a redução do número é demonstração do esforço conjunto de todos os servidores. “Essa redução, depois de tanto esforço, significa qualidade de vida no trabalho”, comemora.

O investigador-chefe, Oswaldo Ferreira, também reconheceu as conquistas da força-tarefa montada: “Por mais que tenhamos tido dias muito corridos, para cumprir as Ordens de Serviço e conseguir atender a demanda da unidade, a redução do volume de inquéritos contribuiu muito para o nosso serviço na rua. Hoje nós temos mais tempo para realizar as diligências externas, cumprir as intimações e entregar relatórios de investigação cada vez mais qualificados”, disse.

Da mesma forma, o escrivão Régis Taihei, responsável pelo 1º Cartório Criminal da DP Guia Lopes, afirma: ” Esta conquista ocorre graças ao compromisso mútuo e colaboração contínua de todos os servidores da unidade, desde a rápida instauração dos procedimentos até a ágil resposta do Setor de Investigações Gerais (SIG) às ordens de serviço. A efetividade nas intimações das testemunhas e partes envolvidas tem sido excepcional, garantindo a obtenção de depoimentos cruciais para o progresso de nossas investigações. Essa redução no volume de IPs não é apenas um número, mas sim uma prova tangível de nossa capacidade coletiva de fazer a diferença em nossa comunidade. Estou verdadeiramente grato por fazer parte de uma equipe tão dedicada e profissional, e espero que possamos continuar trabalhando juntos para alcançar ainda mais conquistas no futuro”.

A força-tarefa montada na Delegacia de Guia Lopes da Laguna faz parte do esforço contínuo e institucional da Polícia Civil em garantir investigações cada vez mais efetivas, ágeis e detalhadas, garantindo que as próximas fases da persecução penal ocorram em menor tempo e trazendo segurança pública de qualidade à sociedade sul-mato-grossense.

Fonte: Policia Civil MS