O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, Jerson Domingos, publicou no Diário Oficial a convocação para a eleição de presidente da instituição.
Leia também: Campo Grande e Ponta Porã conquistam título da Liga MS
A convocação ocorre após uma sinalização de paz no TCE, que estava dividido entre Flávio Kayatt e Márcio Monteiro contra Jerson Domingos. A dupla de ex-deputados tucanos chegou a ensaiar uma chapa tendo Kayatt como presidente e Monteiro como vice para tirar Jerson do comando.
A intenção da dupla não agradou Jerson, que afirmou ser impossível registrar chapa, já que segundo o regimento, precisaria de três para a composição. Como quatro dos sete conselheiros estão afastados, no entendimento de Jerson, Monteiro e Kayatt não conseguiriam concorrer, fazendo com que ele continuasse na presidência até a construção de uma chapa completa, que se daria apenas com o retorno e entendimento com outro conselheiro.
Já Kayatt e Monteiro entendiam que Jerson não poderia disputar outro mandato, por ter concluído o de Iran e ter sido eleito novamente. A discussão entre o trio durou dias até que, na semana passada, chegaram a um provável entendimento, tendo Kayatt como presidente, mas Jerson de vice, mesmo a contragosto.
O registro de chapas concorrentes deverá ser feito mediante expediente registrado na Diretoria de Controle Externo até o dia 17 de dezembro de 2024.
Leia também: Governo de MS reforça harmonia entre poderes em visita institucional do presidente e do vice do STF