Formação foca no preparo de mão de obra para atuação junto às empresas que trabalharão na fase de terraplanagem da área onde será construída a fábrica de celulose da Arauco em Inocência (MS)
Focada no desenvolvimento sustentável de Inocência e região, a Arauco, referência global nos setores de celulose, produtos de madeira, reservas florestais e bioenergia, em parceria com oSENAI/MS, lança uma série de cursos gratuitos com o objetivo de capacitar mão de obra local para atender as demandas da fase de preparo de área (terraplanagem) onde deve ser construído o Projeto Sucuriú, primeira fábrica de celulose da empresa no país.
Os cursos focam na capacitação deSinaleiro de vias, Motorista de caminhão basculante, Operador de trator, Operador de retroescavadeira e Operador de motoniveladora – atividades com ampla atuação no setor de construção civil. As aulas serão ministradas pelo SENAI, referência nacional em educação profissional, em Inocência (MS),.
Além destes, diversos outros cursos serão oferecidos ao longo do desenvolvimento da fábrica. Uma vez formados, os profissionais estarão habilitados para atuar em distintas etapas da construção, atendendo demandas diretas e indiretas do Projeto.
“Nós queremos que a comunidade local seja parte ativa do Projeto Sucuriú, seja no atendimento às demandas próprias da Arauco, no atendimento às necessidades das grandes empresas que trabalharão conosco na construção ou no atendimento às demandas que surgirão a partir do desenvolvimento da região. Para isso, como sempre sinalizamos, o preparo e a capacitação são fundamentais. Pensando nisso, nos unimos ao SENAI para oferecer cursos que possibilitarão a atuação da comunidade nessa primeira fase do Projeto, que é a terraplanagem. Devemos ter muitos outros cursos em breve e é muito importante que todos estejam atentos e aproveitem as oportunidades que surgirão”, ressalta Theófilo Militão, gerente executivo de relações institucionais e ESG da Arauco.
Para participar dos cursos oferecidos pela Arauco em parceria com o SENAI, os interessados deverão fazer suainscrição, que é totalmente gratuita, até 16 de junho de 2024, por meio do telefone (67) 99263-9000.
Confira abaixo a relação completa de cursos, detalhes sobre as aulas e os documentos necessários para inscrição em cada modalidade:
Sinaleiro de Vias
Período de aulas: de 18/06 a 01/07/2024 – das 13h às 17h
Documentos necessários: CPF; RG; comprovante de residência; comprovante de escolaridade (Ensino Fundamental Incompleto) e CNH B
Motorista de Caminhão Basculante
Período das aulas: de 24/06 a 27/07/2024 – das 18h45 às 21h55
Documentos necessários: CPF; RG; comprovante de residência; comprovante de escolaridade (Ensino Fundamental Incompleto) e CNH C
Operador de Motoniveladora
Período das aulas: de 12/08 a 05/10/2024 – das 18h45 às 21h55
Documentos necessários: CPF; RG; comprovante de residência; comprovante de escolaridade (Ensino Fundamental Incompleto) e CNH B
Operador de Retroescavadeira
Período das aulas: de 15/07 a 17/08/2024 – das 18h45 às 21h55
Documentos necessários: CPF; RG; comprovante de residência; comprovante de escolaridade (Ensino Fundamental Incompleto) e CNH B
Operador de Trator
Período das aulas: de 15/07 a 23/08/2024 – das 13h às 17h
Documentos necessários: CPF; RG; comprovante de residência; comprovante de escolaridade (Ensino Fundamental Incompleto) e CNH B
PROJETO SUCURIÚ
Primeira fábrica de celulose da Arauco no Brasil, o Projeto Sucuriú recebeu no dia 10 de maio a Licença de Instalação, concedida pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul). Com a Licença, a Arauco deve iniciar, já no segundo semestre de 2024, o preparo (terraplanagem) da área onde a fábrica será construída.
Localizado a 50km do centro urbano de Inocência, o projeto prevê um investimento industrial de aproximadamente R$ 15 bilhões, e terá capacidade de produzir 2,5 milhões de toneladas de celulose branqueada ao ano.
Pensando em desenvolvimento econômico e social da região, durante a fase das obras da fábrica, serão gerados mais de 12 mil empregos, beneficiando cerca de 20 mil famílias na região. Quando for concluída a construção, o projeto Sucuriú empregará um contingente permanente de 2.350 trabalhadores, que serão devidamente capacitados pela Arauco para atuação no setor.
Importante ressaltar que os 12 mil colaboradores previstos para a construção da fábrica não atuarão na região ao mesmo tempo, já que as equipes especializadas trabalham em distintas etapas. Atualmente a operação florestal da Arauco no MS já fomenta a economia local por meio da geração de emprego e renda. São mais de 700 profissionais da região e aproximadamente 200 fornecedores regionais contratados.
As obras de construção devem iniciar em 2025 e a operação da fábrica é prevista para 2028.