Conhecido por compor o elenco das célebres séries “Grey’s Anatomy”, Eric Dane surpreendeu o público na última quinta-feira (10), quando revelou que foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA), caracterizada por comprometer os movimentos musculares do corpo.
O ator de 52 anos ainda pediu privacidade à imprensa e descartou que se afastará dos compromissos artísticos, pelo menos nos próximos dias. Ele foi confirmado na terceira temporada de “Euphoria”, série de sucesso da Max, que tem Zendaya como a protagonista Rue.
“Me sinto sortudo por poder continuar trabalhando e estou ansioso para retornar ao set de ‘Euphoria’ na próxima semana. Peço gentilmente que deem privacidade a mim e à minha família durante esse período”, declarou o intérprete, em entrevista à revista “People”.
Entenda a esclerose lateral amiotrófica
Também conhecida pela sigla ELA ou como “doença de Lou Hegrig”, a condição impacta os movimentos corporais. Isso porque os neurônios que enviam as mensagens de controle muscular no organismo são prejudicados. Contrações involuntárias, espasmos e dificuldade de locomoção são alguns dos sintomas enfrentados pelos portadores.
Alguns pacientes ainda podem apresentar:
- Cãibras;
- Rigidez muscular;
- Atrofia;
- Dificuldade para falar e engolir;
- Comprometimento das habilidades motoras.
Tratamento
Após o diagnóstico, que normalmente é feito por um neurologista depois de uma análise detalhada dos sintomas, além da averiguação de outros aspectos, como exames físicos e histórico familiar, medidas de tratamento são indicadas para os portadores da ELA. Fisioterapia, fonoaudiologia, psicoterapia, injeção de toxina botulínica e remédios podem ser prescritos pelo médico, mas cada caso tem uma abordagem particular.
Stephen Hawking
A esclerose lateral amiotrófica já tinha ganhado destaque midiático com o estudioso. O físico britânico foi diagnosticado com a doença em aos 21 anos e teve projeções negativas em relação à expectativa de vida que teria depois do diagnóstico. Ele morreu aos 76 anos, em 2018.