Aula de ginástica alia informações e conscientização sobre autoexame de mama

0
55

Em uma ação de informação e conscientização, a Prefeitura de Campo Grande promoveu nesta manhã (17) aula temática aos servidores da Subsecretaria Municipal de Políticas para Mulheres (Semu) sobre a importância de realizar o autoexame de mama. Esporte com ginástica Localizada e FiDance fizeram a abertura das atividades com alusão ao Outubro Rosa.

“A ginástica laboral contribui significativamente para o bem-estar dos servidores, na qualidade de vida e no desempenho das atividades. Somando nesse outubro rosa, essas informações são necessárias para os cuidados com a saúde, da necessidade de prática de atividade física para as mulheres na prevenção do câncer de mama e de colo de útero”, comentou a Subsecretária da Semu, Carla Stephanine.

Na ação, realizada pela Fundação Municipal de Esporte (Funesp) com a oficina do Programa Movimenta Campo Grande, faz parte da Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama, união que garante mais saúde e conscientização sobre a prevenção a mais pessoas.  “O esporte eleva as condições físicas de cada pessoa para melhor, e com a prática frequente evitamos muitas doenças e comorbidades. E os professores fazem um excelente trabalho prevenção com a população sobre a saúde e assim auxiliam nas campanhas como a do Outubro Rosa”, afirmou o diretor presidente da Funesp, Odair Serrano.

A professora Thalita Salgado explica que a ideia é incentivar as mulheres a se cuidar. “Através da prática do exercício estimulamos que elas se observem, se cuidem e se amem. Uma vez que, a grande maioria dos casos ocorrem na fase madura da mulher e hoje é também nosso público de atividade”, ressalta ela.

Quem faz a aula aprova a iniciativa, e faz uma reflexão sobre os benefícios que o esporte e o cuidado pessoal têm trazido. “Desde que comecei as atividades foi maravilhoso, a professora é atenciosa e nos incentiva a buscar ter mais cuidado com a nossa saúde, depois das aulas eu e umas amigas estamos mais ativas, e, isso foi um super incentivo. Tenho 50 anos e só agora me preocupei em cuidar da minha saúde e sair do sedentarismo.  Essas aulas laborais têm feito muita diferença em nosso dia a dia, assim como a ação de hoje – maravilhosa”.