Cerca de 18 atletas e paratletas da capital, foram contemplados com o Auxílio-Atleta da Prefeitura Municipal de Campo Grande. O evento simbólico aconteceu nesta terça-feira (16/9), no Teatro do Paço Municipal, junto com a entrega de novas camisetas. O benefício garante apoio para a participação em competições oficiais.
Os esportistas e paradesportistas contemplados competem em modalidades como tiro com arco paralímpico, wrestling, hipismo, karatê e ginástica artística. As disputas acontecem nos meses de outubro e novembro, em diferentes cidades do Brasil. Até setembro deste ano, mais de 130 atletas já foram contemplados em 2025, superando a meta estabelecida para o ano.
O diretor-presidente da Funesp, Sandro Benites, destacou a seriedade do trabalho da comissão que avalia as solicitações. “O trabalho da Funesp é extremamente técnico, onde uma comissão analisa e procura atender diversas modalidades. Todos seguem a lei e existe uma porcentagem para atender o paradesporto. É uma alegria muito grande a gente poder ver os atletas mostrando seus desempenhos. É emocionante, a família se reúne em prol dos atletas. Já ultrapassamos o número de contemplados do ano passado e queremos poder ajudar ainda mais”, contou.
A amazona Tattiany Freitas Máximo de Castro, da modalidade de hipismo, estará na 7ª Etapa de Ranking de Salto, em Ponta Porã/MS, e ressaltou a importância do benefício. “Minha expectativa para esta competição é de excelência. Tenho me dedicado intensamente aos treinos e estou muito motivada a alcançar os melhores resultados, representando Campo Grande da melhor forma possível. O auxílio-atleta foi essencial para minha preparação. Com ele, posso cobrir os custos da competição, o que me permite focar integralmente no meu desempenho e aprimorar minhas habilidades sem outras preocupações. Representar Campo Grande é uma grande honra e motivo de orgulho. Significa levar o nome da minha cidade para o cenário esportivo, inspirando a comunidade. É com muita responsabilidade e dedicação que abraço essa oportunidade”, declarou.
A coordenadora pedagógica do CEFAT de Ginástica Artística da Funesp, Elaine Nagano, destacou o impacto do benefício para a modalidade. “É de grande importância para o incentivo e crescimento do esporte em Campo Grande, oportunizando aos atletas a participação no Torneio Nacional de Ginástica Artística em João Pessoa, em novembro. Alguns atletas estarão viajando pela primeira vez. Ao todo, 12 atletas serão contemplados, e o auxílio contribuirá principalmente para as passagens aéreas”, destacou.

Na ginástica artística, a treinadora Érika Alves Morel acompanha uma equipe de meninas com idades entre 9 e 15 anos, que já se destacaram em competições municipais e estaduais. “O treinamento acontece todos os dias da semana, com quatro horas diárias. Já participamos de várias competições internas e agora estamos nos preparando para o principal desafio do ano, que é uma competição nacional. O Auxílio-Atleta é fundamental para cobrir custos com transporte, uniformes e demais despesas. Esse apoio dá um fôlego importante para os pais”, explicou.
Entre as atletas estão Maria Luiza, Desireé Effgen, Bella Machado, Rafaela Mota e Isabella Ferreira, todas já classificadas para torneios nacionais.

O paratleta Rafael Magno Rosa, do tiro com arco paralímpico, reforçou o apoio da Prefeitura. “Agradecemos pelo apoio fundamental, pois tínhamos dificuldades com isso. A gente vê que a Prefeitura tem esse cuidado e carinho com a gente. O auxílio demonstra que podemos focar e nos dedicarmos 100% ao esporte. Faremos o melhor para tentar colocar Campo Grande sempre nos lugares mais altos do pódio. Isso que podem esperar de todos nós”, afirmou ele que ao lado do também competidor, Carlos Alexandre Souza Santos, de 29 anos.

A prefeita Adriane Lopes reafirmou o compromisso da gestão com o esporte. “A Prefeitura Municipal de Campo Grande tem um trabalho diferenciado. Nós acreditamos no esporte, nós investimos nele, e é na prática. É muito importante levar a nossa bandeira no peito, falar da nossa cidade e mostrar que aqui temos atletas importantes para o avanço do esporte na Capital. Já são 130 atletas contemplados. É uma forma de incentivo para que vocês tenham a prática do esporte e da modalidade que escolherem como um caminho para profissionalizar”, disse.

Sobre o Auxílio-Atleta
Criado pela Lei nº 6.754, de 20 de dezembro de 2021, o programa tem como objetivo oferecer suporte financeiro para custear despesas com transporte, estadia, alimentação e taxas de inscrição. O benefício é voltado a atletas e equipes que representam Campo Grande em competições esportivas e paradesportivas oficiais, no Brasil e no exterior.
Em 2024, 125 esportistas foram beneficiados. Em 2025, o programa ampliou o número de contemplados e passou a oferecer valores que podem chegar a até R$ 5 mil por atleta, conforme deliberação do Conselho Municipal de Esporte e Lazer.

Os interessados em solicitar o benefício devem preencher o formulário disponível no site da Funesp (https://www.campogrande.ms.gov.br/funesp/) e anexar a documentação exigida. O requerimento precisa ser feito com no mínimo 60 dias de antecedência da competição.
#ParaTodosVerem As imagens de capa e internas mostram os atletas, autoridades e entrevistados.