A Câmara Municipal de Campo Grande realizou nesta segunda-feira (15) a Sessão Solene de entrega da Medalha “Agricultura Familiar – Raízes de Campo Grande”, honraria instituída por meio da Resolução nº 1.415/25 para reconhecer pessoas e entidades que contribuem para o fortalecimento da agricultura familiar na Capital. A cerimônia ocorreu em alusão ao Dia Internacional da Agricultura Familiar, celebrado no dia 25 de julho.
LEIA TAMBÉM: Ex-presidente do Costa Rica é homenageado na Câmara
Ao todo, 52 homenageados foram reconhecidos por suas trajetórias ligadas à produção de alimentos, geração de emprego, sustentabilidade e fortalecimento da economia local. A Resolução que criou a honraria ressalta que a agricultura familiar é responsável por grande parte dos alimentos que chegam às mesas da população, além de fomentar o desenvolvimento econômico e social de forma sustentável.
Autor da proposta e presidente da Comissão Permanente de Agropecuária e Agronegócio da Casa de Leis, o vereador Landmark destacou a importância do reconhecimento. “É mais do que justo homenagear quem coloca comida na mesa do povo de Campo Grande. A agricultura familiar é a base de uma cidade mais justa, saudável e sustentável. Essa medalha é um reconhecimento institucional da importância de quem produz com dignidade, perto da gente, e com as mãos na terra”, afirmou.
>>>SIGA O NOSSO CANAL DO WHATSAPP
Representando os homenageados, Beto do MPL (Movimento Popular de Luta) ressaltou que a entrega da medalha dá visibilidade a pautas estruturantes. “É de muita importância esse evento. A entrega dessa Medalha apresenta várias pautas, por melhorias de estradas, de escolas rurais, de novos assentamentos. Tudo isso envolve e fortalece a agricultura familiar. Quando existe assentamentos no entorno da cidade, os produtos também ficam mais baratos para quem consome. A agricultura familiar é a diversificação da produção dentro da pequena propriedade”, disse Beto.
O superintendente do Incra em Mato Grosso do Sul, Paulo Roberto, reforçou o impacto do setor para o Estado. “O segmento da agricultura familiar tem grande importância para a economia de Mato Grosso do Sul. Aqui temos cerca de 80 mil agricultores familiar. A Câmara e os vereadores de Campo Grande estão de parabéns por conceder esse reconhecimento aos trabalhadores”, afirmou.
LEIA TAMBÉM: Medidas para coibir violência em unidades de saúde são debatidas em Audiência na Câmara
Também presente na solenidade, o diretor-presidente da Agraer, Washington Willeman, valorizou a iniciativa. “Em Campo Grande não tínhamos uma solenidade que condecorasse as pessoas que produzem 70% dos produtos que vão pra nossa mesa. Parabéns à Casa de Leis pela proposição. Na Agraer seguiremos oferecendo assistência para que os trabalhadores da agricultura familiar atuem com dignidade”, declarou.
A superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Marina Ricardo Viana, celebrou o reconhecimento institucional. “Parabenizo o proponente vereador Landmark e toda a Câmara Municipal por reconhecerem o trabalho dos povos do campo. É esse o nosso povo de luta e resistência que faz história no Mato Grosso do Sul e na Capital”, pontuou Marina.
>>>SIGA O NOSSO INSTAGRAM: @MANCHETEPOPULAR
Durante a solenidade, o deputado federal Vander Loubet também foi homenageado pela Mesa Diretora da Câmara. Em seu discurso, ele destacou o papel do Poder Legislativo na valorização da reforma agrária. “Vivemos um momento histórico, pois vem para esta Casa de Leis um tema muito importante em nosso Estado. Nós temos compromisso com a Reforma Agrária. Em Campo Grande há 17 mil famílias que esperam um pedaço de terra para poder produzir. Aqui reafirmamos esse compromisso através do vereador Landmark, com a Medalha Raízes de Campo Grande. Em Campo Grande precisamos fomentar a produção do cinturão verde, levando para o Ceasa a produção dos companheiros do entorno da Capital”, concluiu Vander.
Galeria de Imagens disponível AQUI.
Confira o nome dos homenageados na Solenidade:
ANA PORTELA – DANIELY CARDOSO DA COSTA e JOSE PEREIRA FILHO
EPAMINONDAS NETO (PAPY) – DANIEL MAMÉDIO DO NASCIMENTO e CLÁUDIO GEORGE MENDONÇA
FLÁVIO CABO ALMI – FABIO DO NASCIMENTO SOUZA e VICTOR DE SOUZA ALMEIDA
JEAN FERREIRA – MARINA RICARDO NUNES VIANA e FERNANDO FERREIRA DA SILVA
JUNIOR CORINGA – IVANIL DE CAMARGO NEMET
LEINHA – WILLIAM YTIRO MATSUYUKI e ASSOCIAÇÃO CENTRO INTERNACIONAL DE TREINAMENTO MADISON
LUIZA RIBEIRO – JOSÉ MARTINS DA SILVA e WILMA NAVES DA SILVA
MARQUINHOS TRAD – RAIMUNDO GOMES DA SILVA e CLAUDIO AUGUSTO QUEIROZ
NETO SANTOS – MARY NEIDE FELIX DE LIMA MONTESSO
PROF. JUARI – VALMIR JERONIMO
PROF. RIVERTON – LUCILHA DE ALMEIDA e OZIANE DA SILVA ALMEIDA
VETERINÁRIO FRANCISCO – VALDEMIR PETINI e MESSIAS REINALDO TAVARES
VEREADOR WILSON LANDS – JULIAN BARBOSA DE CARVALHO e SEBASTIÃO LOPES PEREIRA JUNIOR
LANDMARK – JONAS CARLOS DA CONCEIÇÃO, IZABEL CRISTINA CORREIA LEANDRO PEREIRA, JORGE BENTO SOARES, SANDRA MARIA COSTA SOARES, SOLANGE CLEMENTINO DE SÁ,JAIR GALVÃO, ROSINEIA ROCHA PEREIRA, LUCINEIA DE JESUS DOMINGOS GABILÃO, LIA RAQUEL TOLEDO BRAMBILLA GASQUES, ANDRÉ DIONEY FONSECA, AUDER ROMEIRO LARREIA, FRANCISCA JOSÉFA DE LIMA, JOÃO FRANCISCO BAREIKA LANDIM, VALDECI PEDRO FELTRIM, NIVALDO RAMOS DE JESUS, ANA CRISTINA AJALA VOLPE, VANDERLEIA PAES LEITE MUSSI, ALINE MOHAMUD ABRÃO CEZAR, DIVA FERREIRA RAMALHO, ROBERVAL SEBASTIÃO DA SILVA, PAULO ROBERTO DA SILVA, NADIR CORREA DO AMARAL, LUIS ROGÉRIO DE OLIVEIRA, MARCELO HEITOR SILVESTRE DOS SANTOS, MELQUIADES DA SILVA PINTO, TEREZA DE OLIVEIRA TEIXEIRA e MARCOS ROBERTO CARVALHO DE MELO
MESA DIRETORA – VANDER LUIZ DOS SANTOS LOUBET, LUCAS GALVAN, ADEMAR SILVA JÚNIOR e WASHINGTON WILLEMAN DE SOUZA
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal