Campanha eleitoral começa hoje nas ruas e na internet; propaganda na TV só dia 30

0
88

A partir desta sexta-feira (16), a política entra em uma nova fase com o início das propagandas eleitorais nas ruas e na internet em Mato Grosso do Sul e em todo o Brasil. No entanto, a veiculação em rádios e emissoras de televisão só será permitida a partir do dia 30 de agosto, conforme determina o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Esse período inicial de campanha é voltado para a captação de votos, onde candidatos e candidatas divulgam seus currículos, propostas e mensagens utilizando os meios publicitários permitidos por lei. Já o horário eleitoral gratuito, que se inicia em 30 de agosto e vai até 3 de outubro, é restrito às transmissões de rádio e TV, sem custos para os partidos, coligações ou candidatos.

Durante esse período, os eleitores terão a oportunidade de conhecer melhor os candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. É importante lembrar que, até a véspera das eleições, é permitida a divulgação paga na imprensa e a reprodução na internet de anúncios de propaganda eleitoral, respeitando limites específicos para cada tipo de veículo.

Desde 6 de agosto, rádios e televisões têm restrições sobre a veiculação de propaganda política, entrevistas com candidatos, e programas que façam alusão direta ou crítica a candidatos, partidos ou coligações. Além disso, a exibição de programas que possam ser associados aos nomes de candidatos também é proibida, sob pena de cancelamento do registro eleitoral.