Na noite deste sábado (29), o Campão Cultural trouxe mais uma experiência marcante ao público com o espetáculo de dança “Janela do Dia”, da Cia de Dança do Pantanal. A apresentação convidou a plateia a contemplar a beleza do dia a dia e de novos recomeços por meio da dança.
Com uma abordagem sensível, o espetáculo propõe valorizar cada amanhecer como uma nova oportunidade, traduzindo em movimentos situações do cotidiano. Com coreografia de Wellington Julio, a apresentação contemplou as músicas de Renata Rosa, com origens indígenas e tradicionais nordestinas.
Márcia Rolon, diretora executiva do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano e diretora artística da Cia de Dança do Pantanal, explica a temática do espetáculo.
“A janela do dia é um olhar para o lado de dentro, como cada um levanta, abre a sua janela e vê o mundo. E dentro dele tem muita alegria, mas tem muitas dores também. Então tem um momento do espetáculo de auto reflexão, que é a nossa bailarina trans, a Luz, que fala um pouquinho dela, do dia a dia dela e como isso rebate entre as pessoas. Então é uma reflexão sobre o nosso cotidiano”.
Letícia Rosa, psicóloga de 40 anos, estava ansiosa para o início do Campão Cultural e aproveitou o seu primeiro dia de festival assistindo o espetáculo de dança.
“Hoje é o primeiro dia que eu venho prestigiar toda a programação robusta do Campão Cultural, né, e daqui a gente já vai para outro rolê que vai ter lá no Onça, então tá só começando. Foi um espetáculo muito alegre, muito sensível, os bailarinos são ótimos, a companhia é linda, eles são super expressivos e também tiveram essa comunicação com quem estava aqui na plateia”.
Com uma programação descentralizada, o Campão Cultural deste ano leva arte, dança, teatro, música e moda para diversas regiões de Campo Grande. Bairros como Vila Almeida, Tarsila do Amaral, Moreninhas e Aero Rancho recebem as atividades, ampliando o acesso à cultura para um público diverso e plural.
O Campão Cultural vai até o dia 6 de abril. Para conferir a programação completa, acesse o site ms.cultural ou siga a página @festivalcampaocultural no Instagram.
Bel Manvailer, Comunicação Campão Cultural
Fotos: Altair Santos/ Comunicação Campão Cultural