A Polícia Federal realizou uma segunda operação para investigação de compra de votos no Município de Naviraí. Na mira, o quarto mais votado para vereador no Município, Brendo (PSDB), que teve 797 votos.
Leia também: Justiça investiga candidatura fictícia e pode cassar dois vereadores no MS
Se condenado, o PSDB pode perder uma das quatro vagas conquistadas na eleição de outubro. O partido somou 4.446 votos, o que garantiu dois eleitos por quociente partidário e um nas chamadas sobras. Sem os votos de Brendo, o partido soma 3.649 votos, suficientes para eleger apenas dois por quociente partidário. Caso Brendo seja condenado, a vaga do PSDB passará para o PSD, que ficará com duas cadeiras.
Isso garantirá o mandato a Fabiano Taquara, que tinha ficado fora por uma diferença de quatro votos entre as duas coligações, no cálculo das sobras. Sem os votos de Brendo, o quociente partidário cai de 1.833 votos para 1.780.
Para chegar a esse número, é preciso dividir o total de votos válidos pelo número de vagas na Câmara, no caso, 15. O número de votos válidos foi de 27.499, mas sem os votos de Brendo, cai para 26.702. No dia 9 de outubro, a Polícia Federal cumpriu mandados de busca após denúncia de compra de voto do vereador eleito, Brendo Caique Barbosa dos Santos (PSDB), bem como do seu pai, Cícero dos Santos.
Eleitores teriam recebido vantagem patrimonial (combustível) para obtenção de votos na eleição de domingo. Brendo foi o quarto mais votado, com 797 votos. A policia relatou que em duas oportunidades chegou a faltar combustível para as viaturas da polícia abastecer. Segundo a denúncia, os envolvidos utilizaram a conta do Clube Esportivo Naviraiense.
A polícia observou que em agosto de 2024 o posto de gasolina emitiu 28 notas para o clube. Já em setembro de 2024, em menos de seis dias, foram emitidas 350 notas fiscais. Algumas notas identificadas pela polícia constavam anotações de que os abastecimentos tinham sido autorizadas por Cicinho ou Brendo, pai e candidato, respectivamente. Nesta semana, a polícia cumpriu 10 mandados de busca e apreensão.
A operação é desdobramento das investigações iniciadas no dia anterior às eleições e deflagrada na semana seguinte, que demonstrou indícios da existência de um esquema de compra de votos por meio de abastecimentos de combustível em nome de um clube esportivo.
Leia também: Ronda Escolar da PM apreende 300 cigarros eletrônicos neste ano em escolas da Capital
Com informações do investigams