Com público recorde, o Carnaval de rua de Campo Grande terminou, nessa terça-feira (21), com alguns foliões se recusando a ir embora da região da Esplanada Ferroviária, ocasionando o uso de sinais de dispersão pela equipe da GCM (Guarda Civil Metropolitana) e da Polícia Militar.
O comandante da área central da GCM, capitão Ortigosa, disse que, esse ano, o público foi recorde e, ontem, mais de 8 mil pessoas estiveram no perímetro onde o Carnaval foi organizado na Esplanada e cerca de 15 mil pessoas na Praça do Papa.
Segundo ele, a GCM deu apoio a PM em todos os dias de festa. Ortigosa explica que tudo ocorreu dentro da normalidade, e somente na saída e ao término do evento, foi necessário uso de gás lacrimogêneo para dispersar.
“A GCM deu apoio a PM durante o evento fazendo barreira em seis vias. O evento em si ocorreu dentro da normalidade. E somente na dispersão houve algumas confusões, mas tudo dentro da normalidade. Esse ano antes do evento houve diversas reuniões para planejar da melhor maneira possível. Dentro do perímetro não houve confusão. As confusões ocorreram fora.”
Ele disse que problemas pontuais ocorreram fora da Esplanada.
Arrastão e esfaqueamento
Houve ocorrência de roubos e furtos fora do perímetro da Esplanada. Bandidos foram ao local para cometer crimes contra foliões que saíam da festa. Também houve ocorrência de esfaqueamento e algumas brigas.