A cidade de Dourados agora tem todo 31 de março como o Dia Municipal em Memória das Vítimas da Covid-19. A iniciativa que está prevista na Lei n° 4.704, de 25 de outubro de 2021, foi sancionada pelo prefeito de Alan Guedes (PP) e publica no Diário Oficial da cidade nesta quarta-feira (3).
Fruto de um projeto proposto pelo vereador Olavo Sul (MDB) e aprovado pela Câmara de Vereadores no início de outubro, essa legislação indica que a data será celebrada anualmente, passando a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município.
De acordo com a mais recente atualização feita pela prefeitura, datada de 1º de novembro, desde o início da pandemia do novo coronavírus, houve 677 óbitos de moradores locais, atribuídos à doença.
Por ser referência regional em alta e média complexidade médica, a maior e mais populosa cidade do interior de Mato Grosso do Sul também recebe pacientes da região e nesse grupo de pacientes, morreram 423.
A primeira morte causada pelo novo-coronavírus (Covid-19) em Mato Grosso do Sul foi confirmada no dia 31 de março de 2020 em Dourados. Trata-se de uma paciente de 64 anos, moradora em Batayporã, que testou positivo para doença após contato com familiar assintomática que viajou para a Bélgica.
Essa vítima fatal da doença estava internada no Hospital da Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul), após ser transferida em função da gravidade do caso.
Já o primeiro morador local vítima da doença foi o caminhoneiro Antonio Muller, de 56 anos, que faleceu em 26 de abril, um sábado, no Hospital Regional de Araguaína, município no norte do Tocantins onde foi cremado.
Com informações Dourados News