Cidade de MS já se adianta à crise e tenta barrar aumento de Covid-19 com toque de recolher a partir desta sexta-feira

0

Com receio do aumento de casos de transmissão da Covid-19 que estaria ocorrendo nos últimos dias, Ribas do Rio Pardo é a primeira cidade do Mato Grosso do Sul a decretar novo toque de recolher neste ano de 2022. Atualmente 73 pessoas estão com teste positivo na cidade. 56 delas em tratamento domiciliar e 17 novas notificações no Boletim de ontem.

Segundo decreto publicado hoje (7), em caráter excepcional, fica vedado a circulação pessoas e veículos, das 22h às 05h de segunda até quinta-feira, e das 23h às 05h nas sextas, sábados e domingos até 17 de janeiro. A medida começa a valer hoje.

O documento também determina a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção individual em ambientes abertos e fechados, com ou sem aglomeração, sob pena da incidência de multa e crime correlatos.

A medida não se aplica a trabalhadores autorizados nos termos da legislação em vigor, da saúde e delivery. 

O decreto também estabelece 50% da capacidade de atendimento para mercados, restaurantes, bares, lanchonetes e igrejas; autoriza a comercialização de bebidas alcoólicas, permanecendo absolutamente proibido o consumo em aglomerações, vias, passeios ou canteiros públicos, sob pena da incidência de multa e crime. 

Além disso, ficam proibidas quaisquer atividades, eventos, reuniões e festividades, em espaços públicos ou privados, com exceção das reuniões familiares com até 6(seis) convidados além dos moradores da residência.