O Instituto Valorizar, Socializar e Transformar (Invest) começou na noite desta quarta-feira (13), a primeira turma do “Pronto pro Trabalho”, com apoio do presidente da Câmara de Campo Grande, vereador Epaminondas Vicente Neto, o Papy. O curso de elétrica de rede conta com 35 alunos e atende a região do Jardim Itamaracá.
“Estamos estruturando algo para o futuro, de levar a profissionalização para os bairros e atender a demanda da população. Essa mudança começa quando percebemos que atendemos a população com a geração valor”, afirmou Papy.
O curso de elétrica terá 300 horas de carga horária. As aulas teóricas serão no Invest e as práticas no laboratório do Senai. Segundo uma das responsáveis pelo programa, Dyane Melquior, o curso de elétrica de rede visa proporcionar e qualificar profissionais para instalação elétrica, rede elétrica, rede de distribuição e ter uma oportunidade de emprego em grandes empresas.
“Eu posso te falar que hoje a demanda é alta, tanto que o projeto Pronto pro Trabalho veio com demandas para Campo Grande. Esse é um curso muito procurado, a sala está cheia e tem uma lista de espera. Essa parceria com os bairros e com os vereadores veio disso, para que os vereadores trouxessem para a gente essa demanda, porque eles estão dentro da comunidade. E o Senai está em busca desses profissionais, dessas pessoas para poder atender a comunidade”, explicou a representante do Senai.
Juliano César de Souza trabalha há 3 anos com refrigeração e decidiu fazer o curso de elétrica de rede para complementar o conhecimento e crescer na profissão. “Eu sempre gostei dessa área de prestar serviço, então, vim em busca de conhecimento na área que já atuo. Mão de obra é o que tá escasso cada vez mais, né? A gente já presta um serviço de qualidade no ramo da refrigeração e, na elétrica, não vai ser diferente”, disse.
Já o Aparecido Mesquita trabalha dentro de uma cozinha e foi buscar conhecimento para mudar de profissão e alcançar novas conquistas. “Estou achando muito bom o curso aqui no bairro. Eu vim fazer o curso para conseguir uma coisa melhor para minha vida”, contou.
O programa Pronto pro Trabalho prevê a oferta de mais de 10 mil vagas gratuitas em diversas áreas como alimentação, manutenção, construção civil, manutenção e logística. Na próxima semana, inclusive, vai começar a aula de refrigeração, com uma turma de 35 alunos, no Instituto Invest. A carga horária será de 160 horas.
Assessoria de Imprensa do Vereador