Com emenda de Coronel David, mulheres terão acesso a aparelho que poderá fazer cirurgia intrauterina e salvar a vida de milhares de bebês

0
81

Ao tomar conhecimento da grande demanda de mulheres em busca de atendimento à gravidez de risco no Mato Grosso do Sul, o deputado Coronel David se comprometeu, ainda em 2020, a destinar por meio de emenda parlamentar o valor de R$ 150 mil para a Santa Casa de Campo Grande adquirir o aparelho de ultrassom HS60, um dos equipamentos mais avançados do mundo para a prevenção de doenças em bebês durante a gestação. A verba faz parte de emenda conjunta com o deputado Neno Razuk (PL), no valor total de R$ 240 mil.

O parlamentar lembra que as mulheres que dependem de atendimento pelo SUS – Sistema Único de Saúde, e porventura tenham uma gravidez de risco, não tinham acesso a equipamentos que possibilitassem o tratamento do bebê ainda durante a gestação. “Elas tinham que buscar tratamento fora do estado, em hospitais públicos de São Paulo, por exemplo. Além do desgaste físico e emocional, os custos eram altos’’, ressalta.

(Imagem: divulgação Ultrassom HS60)

“E foi isso que nos motivou a agir para melhorar este setor. Este aparelho de tecnologia ultra avançada, e que só existe na rede privada, vai permitir aos médicos fazerem um diagnóstico mais preciso, além de favorecer o ato cirúrgico no bebê durante a gestação, aumentando a possibilidade real de ajudar a salvar vidas”, ressaltou Coronel David.

Após o cumprimento de todo o processo de licitação, escolha e compra do equipamento, a Santa Casa comemora nesta sexta-feira (06) a entrega do aparelho para a população, promovendo um salto na assistência à saúde pública de mulheres gestantes.

A presidente da entidade, Alir Terra Lima, lembra do momento da assinatura da emenda. “Há três anos, recebemos do deputado Coronel David este verdadeiro presente para o nosso estado: um equipamento que dará a possibilidade de fazer o diagnóstico precoce e posteriormente cirurgias intrauterinas. As mulheres do Mato Grosso do Sul estão sendo presenteadas com essa tecnologia que será utilizada na Santa Casa de Campo Grande’’.

O mesmo aparelho é utilizado nas melhores clínicas particulares do Brasil

De acordo com o médico obstetra e especialista em Medicina fetal, William Leite, o ultrassom HS60 fará parte do ambulatório de Medicina Fetal da Santa Casa. “Além de ser um dos mais modernos que existem, será um dos únicos no Mato Grosso do Sul. O ultrassom 3D/4D já é uma tecnologia muito disseminada na rede privada, mas a população que depende do Sistema Único de Saúde (SUS) ainda não tinha acesso. Mas agora, graças ao Coronel David, a população terá acesso a esse equipamento pelo SUS.”

O especialista explica que será possível fazer reconstruções tridimensionais dos bebês de patologias que eles venham a ter, além de diagnosticar e determinar qual é a melhor forma de tratar essa criança.

‘’Teremos plenas condições de planejar as possíveis intervenções que podem ser realizadas ainda dentro do útero. E poderemos, também, fazer exames de ecocardiograma fetal, morfológicos, rastreio para má formações e síndromes, rastreio para pré-eclâmpsia, e diagnósticos de uma série de doenças que de outra forma não seria possível fazer. Este equipamento vai oferecer à população usuária do SUS a possibilidade de usar o mesmo aparelho que é utilizado nas melhores clínicas particulares do Brasil’’, complementa.

(Evento de assinatura e liberação de emenda parlamentar que viabilizaria a compra do equipamento, realizada em 12/07/2021. Deputado Coronel David ao lado do governador Reinaldo Azambuja, vice-presidente da Santa Casa Elir Terra e secretária da Sedhast Elisa Nobre)

Ganham as mães, ganha a sociedade, ganha o SUS

A presidente da Santa Cara, Alir Terra, faz questão de reconhecer a dedicação do deputado Coronel David à área da saúde. “Muitas vezes, as boas ações não são noticiadas. E por este motivo, é importante dizer que através dessa emenda parlamentar, nós adquirimos um ultrassom 3D de última geração, onde nos tornamos pioneiros na saúde pública do centro-oeste, a fazer o tratamento de gravidez de alto risco. Para nós, que atendemos pelo SUS e fazemos parte do grupo cegonha, esse avanço é uma conquista enorme. Este equipamento vai permitir aos médicos identificar qualquer alteração genética no bebê, ainda em estágio fetal, possibilitando a rápida operação e resolvendo o problema dentro do ventre materno. Este procedimento só era possível no particular e agora, também será feito gratuitamente pelo SUS. Com isso, ganham as mães, ganha a sociedade e ganha o próprio SUS. Para os deputados Coronel David e Neno Razuk são só agradecimentos, pois são dois grandes parceiros. E é preciso dizer que é importante que a sociedade valorize os políticos sérios que estão atentos aos interesses da população. Por isso é fundamental saber votar! E quando se vota bem, estamos protegendo a saúde”, disse.

Política que muda a vida das pessoas

Para Coronel David, a entrega do equipamento encerra um ciclo que começou há três anos, com a destinação da emenda parlamentar, mas é o início de um novo capítulo para a vida de milhares de mulheres e seus filhos. “É isso é o que nos dá a certeza de que a política é uma ação que afeta diretamente a vida das pessoas”.

A entrega do ultrassom HS60 será realizada na sexta-feira, 06/10, às 9h, no 3º andar da Santa Casa de Campo Grande.