Com expectativa de crescimento econômico e boom populacional, Inocência recebe fiscalização da AGEMS para saneamento eficiente

0
Com expectativa de crescimento econômico e boom populacional, Inocência recebe fiscalização da AGEMS para saneamento eficiente

Também na região do Bolsão, Três Lagoas é outro município que passa por verificação, voltada para a qualidade da gestão de resíduos sólidos

Em Inocência, região do Bolsão de Mato Grosso do Sul, a fiscalização da Agência Estadual de Regulação (AGEMS) traz um olhar estratégico para a gestão de resíduos e para as obras de esgotamento sanitário, um cuidado voltado para o crescimento populacional acelerado previsto devido à implantação do Projeto Sucuriú, da empresa ARAUCO, que vai tornar o município um novo polo de produção de celulose.

A estimativa é de que o município tenha um salto dos atuais 8.404 habitantes para um pico de até 30 mil pessoas nos próximos anos.

“Nesse cenário, é fundamental garantir a infraestrutura adequada para os serviços de saneamento. Estamos unidos com a administração municipal, com o Governo e com nossa responsabilidade de regulação para que o desenvolvimento chegue de forma sustentável. Afinal, saneamento é saúde”, afirma o diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis.

Durante fiscalização na última semana, engenheiros da Diretoria de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos da Agência acompanharam a evolução das obras da Parceria Público-Privada (PPP) entre a Sanesul e a Ambiental MS Pantanal, avaliando o cumprimento das metas estabelecidas para universalização do esgotamento sanitário.

Foram vistoriadas as redes coletoras de esgoto, ligações domiciliares, estações elevatórias e a ampliação da Estação de Tratamento de Esgotos, assegurando que a infraestrutura acompanhe as demandas futuras da população.

Resíduos Sólidos

O Manejo de resíduos é outro eixo essencial.

Para obter o diagnóstico completo da gestão de resíduos sólidos e limpeza urbana, os engenheiros João Lucas Alves, José Octávio de Oliveira e Mathaus Vasconcelos se reuniram com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente, que apresentou os planos da administração municipal voltados à adequação da infraestrutura existente.

“As ações de monitoramento e acompanhamento são imprescindíveis para garantir a regularidade, continuidade e eficiência dos serviços, com o saneamento sustentável e voltado às necessidades da população”, explica a diretora Iara Marchioretto.

Além de Inocência, a AGEMS também fez nova verificação sobre a gestão de resíduos sólidos e a limpeza urbana de Três Lagoas.

A equipe realizou reuniões com representantes das secretarias municipais de Meio Ambiente e Infraestrutura, analisando o Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e colhendo um diagnóstico detalhado da gestão desses serviços.

Junto às discussões técnicas, a fiscalização incluiu vistoria in loco em diversas estruturas essenciais, como o aterro sanitário, unidades de triagem, pontos de descarte de resíduos da construção civil e lixão desativado. A avaliação também contemplou a atuação das empresas terceirizadas responsáveis pela execução dos serviços, garantindo que os padrões contratuais estejam sendo cumpridos.

“A cada fiscalização, a AGEMS reforça sua presença, atuando para que cada cidade se desenvolva com qualidade, infraestrutura e responsabilidade ambiental”, destaca o engenheiro João Lucas, que coordenou as fiscalizações.

Fonte: AGÊNCIA ESTADUAL DE REGULAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE MS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui