Com queda de energia em 3 cidades de MS, Energisa apresenta plano de contingência

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Com queda de energia em 3 cidades de MS, Energisa apresenta plano de contingência

A cincessionária Energisa apresentou nesta quinta-feira (28) em Campo Grande o plano de contingência para evitar desabastecimentos em Mato Grosso do Sul, devido a onda de calor. Nos últimos dias foi registrado queda de luz em vários bairros de Doruados, Campo Grande e Corumbá.

Segundo a empresa, as subestações móveis e as ações de antecipação podem evitar desabastecimento geral. O conteúdo do plano não é novo, apenas explica como a empresa opera durante períodos críticos. A companhia atribuiu o motivo da pane aos clientes, pelo uso excessivo do ar-condicionado e à falta de atualização sobre o número de aparelhos nas residência.

O gerente de operações da Energisa, Helier Fioravante, disse ao Campo Grande News que a companhia realizou 292 ações nos municípios. O plano é dividido em três frentes: antecipar, recuperar e aprender. Até o momento, foram feitas 139 ações de antecipação, 144 de recuperação e 9 de aprendizagem.

“A empresa vem realizando o plano ao longo do ano. Já temos ações de treinamento de colaboradores e simulações de contingência em tempo real, para testar o sistema e garantir que tudo está funcionando da melhor maneira possível. A parte mais fundamental é a parceria com todos os órgãos envolvidos, que são a Defesa Civil, Prefeitura, Exército e Marinha.”

Helier Fioravante, gerente de operações da Energisa (Foto: Marcos Maluf) – CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Conforme o gerente, a Energisa teria se antecipado e trocado alguns transformadores nas cidades, atitude que, segundo ele, evita uma pane geral. “Quando acontece é uma questão pontual. Nenhum município ficou desabastecido, o que a gente teve foi situações pontuais que ocorreram”.

Mesmo com o número de casas em constante crescimento nos bairros, ele também explica que as equipes estudam a situação antes de trocar os equipamentos de maneira desnecessária.

“Normalmente temos bairros que estão crescendo de maneira vertiginosa com cargas expandindo e muitas vezes os consumidores não estão atentos a informar essa carga para a distribuidora. E quando vamos realizar o planejamento acaba não enxergando esse crescimento. Se o consumidor coloca um ar a mais ou qualquer tipo de equipamento a mais, ele precisa atualizar o cadastro na servidora”, destacou ao Campo Grande News.

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