Visando coibir principalmente o crime de furto, o qual tem a maior incidência em período festivos de final de ano, devido a maior circulação de pessoas e bens nas áreas comerciais da cidade, o Batalhão de Policiamento Metropolitano da Capital atuou com a ferramenta tecnológica SIGO e seus módulos CADG e GEOANÁLISE (que demonstram que o Policiamento tem se adequado a garantir a segurança dos cidadãos, bem como a maior e melhor empregabilidade dos meios disponíveis para assim atingir o resultado pretendido).
Segundo levantamentos feitos pelo Batalhão de Operações (Centro informatizado criado para definir ações do Policiamento) da Polícia Militar, o número de furtos em 2021, entre os dias 03 de dezembro de 2021 a 09 de janeiro de 2022, foi de 1.774 em toda a capital. Já no período de 03 de dezembro de 2022 a 09 de janeiro de 2023, houve uma queda neste número para 1670, ou seja, uma redução de 6% em relação ao ano anterior.
O crime de furto de veículo também reduziu comparando o mês de dezembro de 2021 e 2022. Em 2021 foram 202 registros e no ano de 2022 foram 174 registros.
Tal fato se dá a evolução da operação em relação aos anos anteriores, já que no ano corrente o Policiamento Preventivo/Ostensivo foi intensificado em todas as áreas comerciais da cidade, não somente na área central como vinha sendo feito e teve seu planejamento baseado nas manchas criminais e maior local de incidência de delitos e ocorrências.
A coleta desses dados é realizada por meio da ferramenta tecnológica e seus módulos disponibilizados pela SEJUSP, somados a gestão centralizada que vem sendo feita pelos supervisores de policiamento na Capital.
Wellington Klimpel do Nascimento- Tenente Coronel, comandante do Batalhão de Operações.