Representando Mato Grosso do Sul nas discussões mais estratégicas do setor elétrico, a Agência Estadual de Regulação (AGEMS) integra de forma efetiva os debates técnicos e as trocas de experiências promovidas no II Congresso Nacional de Fiscalização da ANEEL – CONFIA 2025, em Brasília.
LEIA TAMBÉM: Novas oportunidades: Governo de MS inaugura aeródromo de Inocência para impulsionar negócios na região
Os primeiros dias do evento foram marcados por painéis sobre os desafios impostos pelas mudanças climáticas e as medidas que vêm sendo adotadas nacional e internacionalmente para garantir a segurança e a continuidade no fornecimento de energia elétrica.
“Esse é um tema que nós temos priorizado. Apoiamos comitê estadual de ações de prevenção e combate aos incêndios florestais, fomos à Califórnia há pouco mais de um ano buscar experiências no 10º Congresso Internacional de Ecologia e Gestão do Fogo, temos na nossa Sala de Guerra sobre segurança no fornecimento de energia instituições estratégicas para garantir a resposta rápida diante de eventos extremos”, conta o diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis. “Em um estado como o nosso, com um território tão grande, com a maior planície alagada do Mundo, o Pantanal, e com a economia da celulose em plena expansão, precisamos olhar com atenção a relação entre energia elétrica e segurança nas zonas urbanas e rurais”.
ENTRE NO NOSSO CANAL E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO!
Os participantes da AGEMS no congresso, engenheiros da Câmara Técnica de Energia e integrante da Assessoria Técnica da Diretoria de Gás, Energia e Mineração, destacam a relevância das experiências compartilhadas no congresso, como as ações implementadas nos estados do Rio Grande do Sul e São Paulo após eventos climáticos extremos, além de apresentações técnicas sobre previsão climática e resiliência do sistema.
SIGA O NOSSO INSTAGRAM: @MANCHETEPOPULAR
Um dos destaques da programação foi a palestra de Ana Carolina Coelho Maran, brasileira especialista em recursos hídricos, atualmente à frente de uma agência nos Estados Unidos, que apresentou o plano de contingência da Flórida. A estrutura americana, construída ao longo de décadas, abrange nove condados e inclui um sistema de drenagem robusto, desenvolvido para mitigar os impactos de eventos severos, como furacões e enchentes.
“O CONFIA traz uma visão muito ampla dos riscos climáticos e do papel das agências reguladoras na construção de um sistema elétrico estável. É uma oportunidade para avaliarmos o que já fazemos e para aprimorarmos nossas ações em parceria com a ANEEL e as concessionárias que atuam em nosso Estado”, afirma diretor Matias Gonsales.
LEIA TAMBÉM: Festival Internacional da Carne acontece em setembro em Campo Grande
Além das discussões sobre clima e prevenção, o evento também aprofunda os debates sobre os planos de contingência das concessionárias, com foco na padronização e eficiência dos modelos em todo o país.
“Entramos hoje em mais um importante foco da programação, o da fiscalização dos empreendimentos de geração, com painéis muito importantes sobre termoelétricas, planejamento para os próximos anos e alternativas tecnológicas para expansão da oferta de energia. São discussões fundamentais para quem atua diretamente no acompanhamento da operação e no monitoramento da qualidade da energia que está sendo entregue ao sistema, destaca o coordenador da CATENE, Paulo Patrício da Silva”.
Fonte: AGÊNCIA ESTADUAL DE REGULAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE MS