Coronel David conclama autoridades para reforçar combate ao feminicídio em MS

0

Diante da trágica morte da jornalista Vanessa Ricarte, vítima de feminicídio na última quarta-feira (12), o deputado estadual Coronel David (PL), presidente da Comissão de Segurança Pública e Defesa Social da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), e o presidente do Parlamento, deputado Gerson Claro (PP), convocaram reunião para discutir providências e aprimorar medidas de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica.

LEIA TAMBÉM: Polícia Civil resgata mulher e recém-nascida mantidas em cárcere privado por homem em Nova Alvorada do Sul

O encontro desta terça-feira (18), às 8h, na sala de reuniões da Presidência da Casa de Leis, promove um debate amplo sobre as ações adotadas no caso da jornalista e propor soluções para tornar os procedimentos de atendimento mais eficazes e seguros.

Para essa discussão, foram convidados representantes do MPMS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul), do TJMS (Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul) e Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), além de autoridades ligadas ao movimento Todas por Elas, que atua na defesa das mulheres em situação de vulnerabilidade.

“A reunião será um espaço para avaliar o atendimento prestado à vítima, identificar falhas e buscar estratégias eficazes para ampliar a proteção e a resposta do Estado diante da violência contra as mulheres”, explicou David.

Coronel David reforçou a necessidade de um esforço conjunto entre os poderes Legislativo, Judiciário e Executivo para combater o feminicídio e garantir mais segurança às mulheres sul-mato-grossenses.

LEIA TAMBÉM: Audiência debate futuro do Festival de Inverno de Bonito 2025 com foco em integração e sustentabilidade

“Cada vida perdida para a violência doméstica representa um fracasso do sistema de proteção. Precisamos unir forças para fortalecer os mecanismos de prevenção e garantir que casos como o da Vanessa não se repitam”, destacou Coronel David.

Foram convidados o procurador-geral de Justiça do MPMS, Romão Ávila Milhan Junior; o desembargador-presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Dorival Renato Pavan; a desembargadora do TJMS e coordenadora Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, Jaceguara Dantas da Silva; o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira; e o delegado-geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, Lupersio Degerone Lucio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui