Durante sessão realizada na manhã desta terça-feira (14.12), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, o deputado estadual Coronel David (sem partido) apresentou uma indicação para que seja encaminhado ao Presidente da República Jair Bolsonaro (PL), com cópia ao Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco e ao Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, para que sejam tomadas medidas cabíveis para dar celeridade na votação do Projeto de Lei n.º 2.337/2021, que visa corrigir a defasagem na tabela do (IR) (Imposto de Renda Pessoa Física e Jurídica), que com o passar dos anos e devido a não atualização da tabela, a faixa de isenção do IRPF veio diminuindo drasticamente.
A grande maioria dos brasileiros tem um percentual de vencimentos comprometidos por encargos, dentre eles, o Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF. Os cidadãos que possuem salário têm o desconto destinado ao IRPF já feito diretamente na fonte, ou seja, tem o imposto retido mês a mês diretamente na sua fonte pagadora.
“A indicação por mim apresentada, é para que providências sejam tomadas tanto pelo Congresso Nacional quanto pelo Palácio do Planalto. Quanto mais rápida a aprovação do Projeto de Lei, mais rápido virá o “alívio ao contribuinte,” ressaltou Coronel David.
O parlamentar ainda reiterou que a matéria é essencial para o funcionalismo público. “Nossa intenção é que recebendo a indicação da Assembleia Legislativa, essa matéria possa ser urgentemente votada, e quem é funcionário público possa receber de fato aquilo que vale seu salário. Aqui em Mato Grosso do Sul, também foi perceptível no aumento dos militares estaduais, quando o desconto do IRPF incide na fonte, junto a outros descontos, diminui muito o valor do índice de aumento real sobre o salário”, concluiu.