O primeiro grande desafio do Corumbaense em sua volta à Série A do Campeonato Estadual foi no deslocamento para a cidade de Naviraí, onde, às 15h de domingo, enfrenta o Naviraiense, no Estádio Verotão. Foi uma longa viagem de 12h por 750 km, iniciada às 23h de quinta-feira, em ônibus fretado, a pedido da comissão técnica, permitindo mais tempo de recuperação dos jogadores.
Com um elenco reformulado, o Galo Carijó terá sua força máxima para esta estreia um time jovem mesclado entre atletas mais experientes, oriundos do futebol carioca, capixaba e paulista, e pratas da casa. O treinador Charles Almeida, com passagem de sucesso por clubes de Vitória e Rio de Janeiro, como o Macaé, já definiu o time que entra em campo, porém vai divulgar a escalação somente minutos da partida.
Na quinta-feira, quando realizou um apronto no Estádio Arthur Marinho, Charles ainda tinha duas dúvidas na formação da equipe, as quais não revelou. Durante o treinamento (coletivo) procedeu várias substituições na equipe considerada titular, aproveitando inclusive alguns pratas da casa, como o meia Luan, 17 anos, relacionados para o primeiro jogo.
Preparação
O pouco tempo de treinamento e adaptação a apresentação do novo elenco e da comissão técnica ocorreu somente em 2 de janeiro preocupa o treinador, embora os atletas tenham iniciado preparação física individual em dezembro. Essa preparação antecipada não rendeu o suficiente, na avaliação final, porque muitos jogadores demoraram a definir acerto com o clube.
“O tempo não foi generoso, até para dar entrosamento e um perfil técnico a equipe, mas evoluímos bastante nestas duas semanas de preparação, onde buscamos dar uma identidade ao time dentro do esquema tático que planejamos, mostrando nossa metodologia e o modelo de jogo que queremos”, disse o treinador. “Mas o pouco tempo não é desculpa.”
Charles disse que os jogadores de fora chegaram com bom condicionamento, mas não o ideal, contudo, foi importante a pré preparação para que não houvesse lesões durante os treinamentos. “Trabalhamos em dois períodos, debaixo de forte calor, com controle de carga, e os jogadores deram resposta o tempo todo”, explicou.
A delegação do alvinegro pantaneiro, composta de 22 jogadores, seis integrantes da comissão técnica e seis dirigentes, está hospedada no Hotel Qualith, em Naviraí.
O retorno
Uma das novidades do clube, na estreia, é o volante Leandro Bulhões, 33, corumbaense, que atuou pelo Goiás, Anapolina, Operário, Joinville e outros clubes. “Sai daqui da base do Corumbaense com 14 anos e voltar agora é algo que planejei para a minha carreira”, disse. “Estou muito feliz e muito grato por realizar esse desejo de retornar para a minha cidade e minha família.”
Naviraiense
O Clube Esportivo Naviraiense (CEN), que retorna a Série do A do Campeonato Estadual Sul-mato-grossense, como campeão da Série B, vai contar em seu elenco com vários atletas que disputaram a última Copa SP de Juniores pelo Operário de Caarapó.
O treinador escolhido para comandar o Jacaré do Cone-Sul é também um velho conhecido dos caarapoenses, Fernando Lopes, que comandou a equipe do Tigre do Vale na conquista inédita do estadual Sub-20, garantindo assim a participação na Copa SP.
Além de Fernando Lopes, os ex-Operário que farão parte do elenco são: o centroavante Matheus, o lateral esquerdo Emanuel, o zagueiro Bragança, o atacante Gustavo e o goleiro Breno. No elenco do CEN também está o meia Uender Capoeira, outro que já teve passagens pela base da equipe caarapoense.
Fonte – Sílvio Andrade/lugares