Detento da Penitenciária Estadual de Dourados (PED), que não teve o nome divulgado, recrutava vítimas de dentro da cadeia para aplicar o golpe do falso frete na cidade de Naviraí e Ivinhema. A investigação sobre o fato culminou na Operação Fake Shipping (Falso Frete) desencadeada na manhã de hoje (1º) que levou seis pessoas para trás das grades.
A ação foi desenvolvida por policiais civis da 1ª DP de Naviraí, com apoio da Delegacia Regional de Naviraí, Delegacia da Mulher e Delegacia de Mundo Novo. Foram presos cinco homens e uma mulher. Também foram apreendidos três veículos, sendo dois utilizados para praticar o crime e diversos aparelhos celulares.
A investigação aponta que um dos mentores da organização criminosa está preso na Penitenciária Estadual de Dourados e de lá, por meio de um aparelho celular, entrava em contato com motoristas contratando falsa mudança e depois avisava comparsas sobre horário e local combinado para, então, praticarem o roubo dos caminhões.
Ao todo foram realizados quatro roubos em Naviraí e um em Ivinhema. Dos cinco caminhões levados pelos criminosos, dois foram recuperados.
A investigação permanecerá acontecendo, com intuito de identificar mais integrantes da organização e novas fases e prisões ainda poderão acontecer, de acordo com a Polícia Civil.