De forma inédita, concurso da Polícia Civil vai permitir diploma de tecnólogo com previsão em edital

0
De forma inédita, concurso da Polícia Civil vai permitir diploma de tecnólogo com previsão em edital

 

Pela primeira vez na história da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, candidatos com diploma de curso superior na modalidade tecnólogo poderão participar do concurso público para os cargos de Investigador e Escrivão de Polícia Judiciária. A medida consta no edital nº 1 SAD/SEJUSP/PCMS/APJ/2025, publicado no Diário Oficial Eletrônico nº 11.887, desta quarta-feira, 16/07.

LEIA TAMBÉM: De forma inédita, concurso da Polícia Civil vai permitir diploma de tecnólogo com previsão em edital

A inclusão foi possível graças à alteração promovida pela Lei Complementar nº 336, de 1º de novembro de 2024, que modificou o §2º do art. 46 da Lei Complementar nº 114/2005. Com a nova redação, passou a ser exigido diploma de ensino superior completo, em qualquer área, em nível de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação, possibilitando que candidatos formados em cursos de bacharelado e licenciatura, bem como tecnólogos possam concorrer à vaga.

>>>SIGA O NOSSO CANAL DO WHATSAPP 

A alteração foi aprovada pelo Conselho Superior da Polícia Civil e atende a uma demanda histórica da corporação e da atual gestão, como destaca o Delegado-Geral da Polícia Civil, Lupérsio Degerone Lucio: “É fundamental oxigenar a Polícia Civil com sangue novo. A aceitação do diploma de tecnólogo e a readequação das etapas do concurso refletem a atualização do perfil profissiográfico da Instituição. Todas as decisões foram amplamente debatidas no Conselho Superior e representam uma conquista da nossa gestão. O Governador, juntamente com os Secretários de Segurança e Administração, compreendeu a importância e autorizou o concurso com muita sensibilidade”, reforçou.

>>>SIGA O NOSSO INSTAGRAM: @MANCHETEPOPULAR 

Além do diploma, os candidatos devem ter entre 21 e 45 anos, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, e possuir Carteira Nacional de Habilitação, no mínimo categoria B. O concurso oferece 400 vagas ao todo — 300 para Investigador e 100 para Escrivão — com salário inicial de R$ 6.569,53 e jornada de 40 horas semanais.

As inscrições estarão abertas entre 16 de julho e 7 de agosto de 2025, no site do Instituto Avalia (www.avalia.org.br). A prova objetiva está prevista para 14 de setembro, em Campo Grande.

O edital completo está disponível no link abaixo e no site da Imprensa Oficial do Estado: www.imprensaoficial.ms.gov.br.

Edital Concurso

Fonte: Policia Civil MS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui