Delegacia de Atendimento à Mulher de Três Lagoas divulga balanço anual de atendimentos e investigações em 2025

0
Delegacia de Atendimento à Mulher de Três Lagoas divulga balanço anual de atendimentos e investigações em 2025

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM) de Três Lagoas, apresentou o balanço das atividades desenvolvidas entre 1º de janeiro e 29 de dezembro de 2025. No período, a DAM registrou 880 boletins de ocorrência.

Outros 452 boletins foram lavrados durante o plantão da DEPAC e posteriormente encaminhados à delegacia especializada, responsável pela apuração de crimes praticados contra mulheres e meninas no contexto da violência doméstica e/ou de gênero, além de crimes contra a dignidade sexual. Ao todo, 1.332 boletins de ocorrência foram analisados pela unidade.

Em 2025, foram instaurados 1.356 procedimentos policiais, sendo 1.332 inquéritos policiais e 24 Autos de Apuração de Ato Infracional (AAAI), relacionados a infrações praticadas por adolescentes. No mesmo período, 2.054 investigações foram concluídas por meio de grupo de trabalho instituído na unidade.

Com isso, o número de inquéritos em andamento foi reduzido para 53. Ao final de 2024, a delegacia contava com 795 inquéritos em tramitação, o que representa uma redução aproximada de 93,4%.

Em relação às medidas protetivas de urgência, foram solicitadas 874 ao longo do ano, o maior número já registrado no município. No âmbito repressivo, a equipe da DAM realizou 84 prisões em flagrante por crimes relacionados à violência doméstica e de gênero, a partir de denúncias formalizadas pelas vítimas.

Nesse contexto, de acordo com a Delegada Sayara Quinteiro Martins Baetz, a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Atendimento à Mulher, consolida-se como porta de entrada do sistema de justiça, atuando de forma especializada, humanizada e técnica para interromper ciclos de violência contra mulheres e meninas e assegurar a proteção qualificada de crianças e adolescentes, com encaminhamento adequado à rede de proteção e responsabilização dos autores.

Fonte: Policia Civil MS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui