Delegado-Geral e Delegada-Geral Adjunta participam da abertura do Seminário “Saúde Mental e Gerenciamento de Crises Existenciais”

0
66
Delegado-Geral e Delegada-Geral Adjunta participam da abertura do Seminário  “Saúde Mental e Gerenciamento de Crises Existenciais”

O Delegado-Geral e Delegada-Geral Adjunta, Roberto Gurgel de Oliveira Filho e Rôzeman Geize Rodrigues de Paula, bem como diretores, coordenadores, delegados, escrivães, investigadores e peritos da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul participaram na manhã desta sexta-feira, 22/09, da abertura do Seminário “Saúde Mental e Gerenciamento de Crises Existencias”, com palestra ministrada pela Dra Karina Okajima Fukumitsu, pós-doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Psicologia Clínica pela Michigan School of Professional Psychology. O evento, que acontece até amanhã na Associação dos Delegados de Polícia de Mato Grosso do Sul (Adepol/MS), é uma realização da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), por meio do CABS (Centro de Atenção Biopsicossocial) com apoio das demais forças de segurança e coordenado pela Coordenadoria de Atendimento Psicossocial e Espiritual (CAPE) da Polícia Civil.

Com auditório lotado de policiais civis e militares, além de bombeiros militares, foi falado sobre a importância do autocuidado e da busca por ajuda. Em suas falas, o coordenador do CABS, Ivan Gibin Lacerda falou das dificuldades enfrentadas pelos profissionais da Segurança Pública e garantiu que este é apenas o primeiro dos muitos eventos que virão com este objetivo de cuidar da saúde mental dos servidores desta área de atuação.

A vice-coordenadora, delegada Aline Sinnott destacou que o objetivo do seminário é “cuidar de quem cuida”. “Ser policial é um desafio. Como vamos cuidar de nós mesmos se passamos o dia todo cuidando dos outros, tendo que nos manter uma fortaleza? Por isso que o óbvio precisa ser dito. Todos nós precisamos ser cuidados e para nós é uma satisfação poder falar desse tema tão importante”, comentou

Gurgel também ressaltou o quão essencial é tratar deste assunto no meio policial. “Como Delegado-Geral da Polícia Civil, entendo profundamente os desafios que enfrentamos em nossa profissão. A pressão, o estresse e as situações difíceis que enfrentamos diariamente podem afetar nossa saúde mental de maneira significativa. Por isso, é fundamental que estejamos cientes e preparados para lidar com essas questões. Essa também é uma diretriz da nossa gestão e por isso criamos um Departamento de Gestão de Pessoas, para cuidar de nossos policiais”.

Já o secretário de justiça e segurança pública, Antônio Carlos Videira reforçou que “Temos sempre que atuar no nosso maior patrimônio, que são os servidores. Estamos nos dedicando ao máximo à nossa missão de cuidar da saúde física e mental dos profissionais da segurança pública e por isso fizemos questão de realizar este evento com este tema tão relevante e que pudesse atender toda essa classe, para que eles tenham a oportunidade de ouvir e também serem ouvidos”.

Durante sua explanação, a Dra Karina Okajima Fukumitsu falou sobre a maneira como as pessoas trabalham com os processos autodestrutivos, que são: “Atos de comunicação de dores sentidas e não consentidas, que muitas vezes não sabemos como lidar. Todo este evento foi organizado para que a gente possa oferecer cuidados e intervenções para essas pessoas em vulnerabilidade. Sofrimento existencial merece cuidado, atenção e informação”, enfatizou. 

Nesse primeiro dia, todos os servidores foram convidados a participar. Já amanhã será voltado exclusivamente aos profissionais que atuam na área biopsicossocial e espiritual ou que tenham formação nas áreas correlatas.

O evento está sendo transmitido via Google Meet através do link: https://meet.google.com/fvn-yasb-xzj 

 

Texto: Keila Flores

Foto: Jéssica Salles e Keila Flores

 

Fonte: Policia Civil MS