Nas últimas quinta e sexta-feira, no auditório da Secretaria Municipal da Educação, a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por meio da Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário de Campo Grande – DEPAC, e dos delegados Lucas Caires, Felipe Madeira, Felipe Rossato e Roberto Morgado ministraram aulas para duas turmas e mais de 370 Guardas Civis Metropolitanos em Curso de Estágio de Qualificação Profissional – EQP, destinado a todos os Guardas Civis Metropolitanos anualmente.
As palestras ministradas abordaram a “Estrutura da PCMS e Protocolo de Atendimento DEPAC” (Delegado Lucas Caires), “Tipificações Penais mais Comuns na atividade policial” (Delegado Felipe Madeira), “Preservação de Local de Crime” (Delegado Felipe Rossato) e “Fluxo de Atendimento e questões sobre atendimento de crimes com vítimas crianças e adolescentes” (Delegado Roberto Morgado).
O EQP é realizado anualmente para todos os GCM e possui carga horária de 80 horas-aula, sendo que os Delegados foram responsáveis por 5 horas-aula do Curso para cada turma. O delegado Pedro Espíndola, assessor da SESDES, abrindo as palestras, ressaltou a importância da Guarda Civil Metropolitana na segurança pública de Campo Grande e da instrução realizada pelos Delegados de Polícia visando melhor capacitação aos profissionais.
As Delegacias de Pronto Atendimento Comunitário – DEPAC, são responsáveis pela recepção da grande maioria das ocorrências encaminhas pelas forças policiais, entre elas PM, GCM e PRF, realizando em média 250 flagrantes mensais e 180 cumprimentos de Mandados de Prisão, além de 180 TCOs e da escolta de aproximadamente 600 presos. Além disso, são registrados em média 2.500 Boletins de Ocorrência pelas 2 unidades, DEPAC Centro e DEPAC CEPOL, mensalmente.
Fonte: Policia Civil MS







