Diversidade de especialistas e nomes de referência conduzem debates estratégicos no 1º Seminário de Gás Natural de MS

0
43
Inscrições estão abertas para 1º Seminário de Gás Natural de MS, promovido pela AGEMS

Com duas palestras e quatro paineis temáticos ao longo do evento, os participantes terão acesso a debates que trarão diferentes visões sobre as dinâmicas de mercado, inovação tecnológica e os desafios regulatórios no Brasil

Nos dias 7 e 8 de novembro, Bonito, um dos principais destinos ecológicos do Brasil, será palco do 1º Seminário de Gás Natural de Mato Grosso do Sul, promovido pela Agência Estadual de Regulação (AGEMS). O evento, com inscrições gratuitas e limitadas, reunirá uma gama diversificada de especialistas e lideranças do setor.

O local, conhecido pela referência em sustentabilidade no turismo, reflete o compromisso do Estado em alinhar desenvolvimento energético com preservação ambiental.

“É uma grande oportunidade de ter uma visão ampla e integrada sobre as oportunidades e os desafios que o setor enfrenta, além de discutirmos o futuro da regulação e sua influência no desenvolvimento de novas soluções energéticas”, ressalta o diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis.

O Seminário promete ser um marco no desenvolvimento energético sustentável de Mato Grosso do Sul e do Brasil.

“Queremos muito contar com a presença de quem lida com todos os elos da cadeia de regulação e de fornecimento do gás, ou com políticas de desenvolvimento que envolvam quaisquer fontes de energia”, convida o diretor de Gás, Energia e Mineração, Matias Gonsales, coordenador do evento.

Amplo debate, experiências e visão de futuro

Jaime Verruck

O Seminário de Gás Natural será um espaço para discutir o papel estratégico desse energético no crescimento econômico, geração de empregos e transição para fontes mais limpas de energia, como biogás. A multiplicidade de palestrantes e players do setor presentes no evento traz uma visão rica e abrangente, oferecendo aos participantes uma oportunidade única de imersão nas tendências mais atuais.

Entre os destaques está a palestra magna do secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso do Sul, Jaime Verruck, que abordará os investimentos e as novas perspectivas econômicas para o Estado no setor de gás. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência em desenvolvimento territorial e economia, Verruck trará uma análise estratégica sobre o futuro energético da região.

Investimento, inovação e regulação

O evento contará ainda com a presença de renomados especialistas em regulação, distribuição e inovação no setor de gás natural, entre eles o Diretor de Exploração da ENEVA, Frederico Miranda, que falará sobre os trabalhos iniciais de prospecção de gás no Estado.

Figuras como Vladimir Paschoal, Conselheiro da Agenersa-RJ, Paula Campos, especialista em regulação, e Joísa Dutra, diretora do Centro de Regulação em Infraestrutura da FGV, trarão diferentes visões sobre as dinâmicas de mercado, inovação tecnológica e os desafios regulatórios no Brasil.

Além disso, o seminário reunirá grandes empresas e entidades como Mitsui Gás, COMMIT, ABRACE e Associação Brasileira de Biogás, promovendo uma interação entre os principais players do setor e oferecendo uma troca de experiências sobre o futuro da energia no Brasil.

Com um total de quatro painéis temáticos ao longo do evento, os participantes terão acesso a debates que vão desde a experiência de distribuição e regulatória em outros estados, como o Rio de Janeiro e Espírito Santo, até o papel do biogás e as inovações no mercado de gás natural canalizado.

Para garantir sua participação, as inscrições podem ser realizadas gratuitamente por meio do link: https://doity.com.br/seminario-do-gas.

Serviço:

Confira a programação

7 de novembro – Abertura

Palestra magna
  • Jaime Verruck – Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso do Sul

    Frederico Miranda

Palestra de Inovação
  • Frederico Miranda – Diretor de Exploração da Eneva – Extração de petróleo e gás natural.

Vladimir Paschoal Macedo

8 de novembro

Painel 1

  • Experiência do Rio de Janeiro na Regulação do Gás Natural

Palestrante: Vladimir Paschoal Macedo – Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro – AGENERSA

Natália Seyko

Debatedor: Natália Seyko – Associação dos Grandes Consumidores de Energia e Consumidores Livres – ABRACE

 

Marco Patriarchi

Painel 2
  • Experiência da COMMIT na Distribuição do Gás Natural e Consumidor Livre

Palestrante: Marco PatriarchiMITSUI GÁS

Debatedor: Richard FariaCOMMIT

Cristiane Alkimin Junqueira Schimidt

Mediadora: Cristiane Alkimin Junqueira Schimidt – presidente MSGÁS

 

Painel 3
  • Regulação do Gás e Biogás

Palestrante: Paula Campos – Consultora de regulação

Moderador: Frederico Miranda Eneva

 

Painel 4

Joísa Dutra

Atual situação do Mercado do Gás no Brasil e Principais Entraves

Palestrante: Joísa DutraFGV

Debatedor: Walter Fernando Piazza Júnior –  ES Gás – concessionária de distribuição do gás natural canalizado no Espírito Santo

Walter Piazza

Mediador: Aurélio AmaralENEVA Extração de petróleo e gás natural

Aurélio Amaral

Fonte: AGÊNCIA ESTADUAL DE REGULAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE MS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui