Policiais militares do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) localizaram, nesta segunda-feira (6), um entreposto de contrabandistas no Assentamento Itamarati, em Ponta Porã, apreendendo 17 veículos carregados com materiais ilegais e prendendo 14 pessoas, sendo 12 homens e duas mulheres.
A ação começou durante patrulhamento pela MS-164, zona rural do município, quando os militares receberam informações de que diversos veículos estavam escondidos próximos a uma chácara no assentamento. Ao chegar ao local, o grupo tentou fugir a pé e com os veículos em meio à vegetação.
LEIA TAMBÉM: Idoso espancado até a morte era suspeito de ser contrabandista
No primeiro ponto de abordagem, os policiais apreenderam dez automóveis e detiveram nove pessoas. Com o apoio de uma segunda equipe do DOF, do helicóptero Harpia e de policiais da CGPA (Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo), foram encontrados outros sete veículos em um canavial próximo, com a detenção de mais cinco suspeitos.
Em depoimento, os detidos afirmaram que retiraram as mercadorias em Pedro Juan Caballero, no Paraguai, e planejavam levá-las até Campo Grande, declarando que atuavam como “freteiros”.
>>>SIGA O NOSSO CANAL DO WHATSAPP
Entre os materiais apreendidos estão 11.550 pacotes de cigarros, 137 pneus de diversos tamanhos, 160 cigarros eletrônicos, 175 essências de narguilé, além de perfumes e eletrônicos, com valor total estimado em R$ 1,4 milhão.
Todos os detidos e os produtos apreendidos foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal de Ponta Porã.
A operação ocorreu no âmbito do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, uma parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), e da Operação Tempestade no Oeste III, realizada em conjunto com o Exército Brasileiro.
>>>SIGA O NOSSO INSTAGRAM: @MANCHETEPOPULAR
O DOF mantém um canal direto com a população para denúncias anônimas e informações pelo telefone 0800 647-6300, funcionando 24 horas. O órgão também está presente nas redes sociais: Instagram @dofpmms e Facebook pmmsdof.