Campo Grande (MS) – Encerra hoje o mês alusivo ao “Agosto Lilás”, que foi marcado por ações sociais realizadas pela DPCOM (Diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (DPCOM) da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul. As ações interagiram de maneira pontual às temáticas, através do Promuse (Programa Mulher Segura).
Criado através da portaria 032/PM-1/EMG/PMMS a iniciativa foi instituída no âmbito da PMMS a partir do projeto desenvolvido na 3ª CIPM (Companhia Independente de Polícia Militar). Tanto o projeto quanto o programa atendem previsão da Lei Maria da Penha que permite nas suas disposições finais que os entes federados criem programas de enfrentamento a violência doméstica e familiar.
O programa é desenvolvido de acordo com o previsto na portaria, tendo equipe técnica para visitas e envolvendo as equipes de serviço no atendimento 190 e na fiscalização em nas cidades onde há efetividade do PROMUSE.
A PMMS tem contribuído de maneira pontual à Operação Shamar, articulada pelo MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública), Ministério das Mulheres e Secretaria Nacional de Segurança Pública, a ação busca o combate da violência doméstica contra a mulher e do feminicídio.
A operação recebeu o nome “Shamar” devido à origem hebraica da palavra, que significa ato de guardar, vigiar ou proteger. O objetivo da operação é conscientizar a sociedade quanto à prevenção da violência contra a mulher, por meio de mobilização social e instituição de medidas para coibir todas as formas de violência contra a mulher, além de fomentar denúncias.
No “Agosto Lilás” houve ações em todos os municípios onde o Promuse atua, tais como, Jardim, Corumbá, Três Lagoas, Ponta Porã, Amambai, Dourados, Naviraí, Coxim, Rio Verde dentre outros. Foram realizadas palestras em escolas Estaduais e Municipais, Instituições da Rede de Apoio ao combate à violência doméstica como Cras, Creas. Também foram contempladas as Comunidades indígenas no município de Dourados e Amambai.
Aconteceram ainda panfletagem em vias públicas com orientações sobre os tipos de violência contra a mulher e o ciclo da violência. Houve a ação da “Bikeata”, na capital do estado promovida pela Coordenadoria Estadual do Promuse, dentro do movimento PROSSIGA com percurso de pouco mais de cinco quilômetros, sendo realizado o sorteio de brindes aos participantes e depoimentos de assistidas pelo programa.
O movimento do “Agosto Lilás” terminou com a Campanha de Doação de Sangue realizada pela parceira da PMMS com o Hemosul – Hemocentro Coordenadorem Campo Grande. Durante a semana que encerra as ações do mês de agosto o Programa Mulher Segura organizou campanha de doação de sangue para o público interno do efetivo da Polícia Militar, a qual se estendeu também aos familiares dos policiais e os doadores que compareceram.
Assessoria de Comunicação da DPCOM
Fotos: Assessoria de Comunicação da DPCOM
Fonte: Policia Militar MS