O deputado federal Dr. Luiz Ovando, participou, na manhã desta segunda-feira (23), da solenidade de entrega do Centro de Atenção Psicossocial CAPS AD III – Márcia Zen, no Bairro Guanandi, na Capital.
A unidade fica na Avenida Manuel da Costa Lima, n° 3.272, e ocupa a estrutura onde funcionava o centro de especialidades infantis e o CAPS IJ. Com funcionamento 24h, o local conta com atendimento especializado, garantindo o tratamento de pessoas que são dependentes de entorpecentes e álcool que moram nas regiões do Imbirussu, Anhanduizinho e Lagoa.
Esse é o segundo Centro de Atendimento Psicossocial entregue à população através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), destinado para o tratamento de pessoas que fazem uso de álcool e drogas, oferecendo, assim, mais 10 leitos para este público. A unidade ofertará mais 10 leitos para este público.
O deputado federal, que também integra a Frente Parlamentar Mista de Combate às Drogas, no Congresso Federal, destacou que a sociedade que discute as doenças de ordem psíquica e mental é uma sociedade que avança. “Cabe a cada um de nós envolver essas pessoas, porque como disse o Dr. Sandro, não tem forma de recuperar depois que o indivíduo está na dependência e o seu cérebro só consegue funcionar na sujeição da liberação adrenérgica causada pela cocaína, pelo álcool, pela maconha. Então, cada um de nós aqui tem a responsabilidade de se envolver, a começar de casa, a dar segurança, dar escola, dar exemplo”, expressou.
O parlamentar também elogiou a atuação da prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes e parabenizou o trabalho do secretário municipal de Saúde, Dr. Sandro Benites. “Quero reconhecer a sensibilidade, a confiança que progressivamente a população de Campo Grande está depositando na nossa prefeita Adriane Lopes. E confiança se conquista e ela tem conquistado porque ela tem se dedicado cada vez mais à Administração, sentindo a demanda da população. Muito obrigado à prefeita e ao secretário municipal de Saúde, Dr. Sandro Benites, pelo importante trabalho realizado”.
Centro de Atenção Psicossocial CAPS AD III – Márcia Zen
Denominado “Márcia Zen”, o Centro de Atenção Psicossocial CAPS AD III, homenageia Márcia Gomes de Moraes “in memoriam”, que atuou no movimento de luta contra a AIDS, pertenceu ao Conselho Municipal de Saúde (2013 – 2015, 2015 – 2017, 2017 – 2021) como conselheira e membro da Comissão de Infecções Sexualmente Transmissíveis e AIDS e Comissão de Promoção da Equidade e Redução de Danos no SUS, além disso, foi do Conselho Local de Saúde da UPA Leblon e do Conselho do Distrito Sanitário da Região do Lagoa. Participava do FORSUS – Fórum das Entidades de Usuários do SUS através do MESCLA.