A iniciativa para criação de drive-thru para embarque e desembarque em locais de grande fluxo de veículos, como escolas, universidades e academias, tramita na Câmara Municipal de Campo Grande. Essa é uma das soluções apontadas para evitar fila dupla e a desorganização do tráfego de veículos.
O Projeto foi apresentado pelo vereador Beto Avelar (PSD). A medida prevê a destinação de vagas reservadas para embarque e desembarque imediato nestes locais, fazendo o veículo ocupar o espaço por poucos segundos e liberando o espaço para que outro motorista possa utilizar com a mesma dinâmica.
Conforme o vereador Beto Avelar, o objetivo é acabar com as paradas em filas duplas que atrapalham o trânsito principalmente nos horários de pico. “Essa é uma medida para reduzir a ocorrência de filas duplas em frente a esses estabelecimentos e permitir que o trânsito flua mesmo nos horários com alto número de pessoas em embarque e desembarque.
A implantação do sistema de drive-thru também dará maior segurança para os passageiros e pedestres”, afirma o vereador Beto Avelar ressaltando que a medida tem semelhança com os pontos de embarque e desembarque reservados para motoristas de aplicativos implantados em 16 pontos do centro da Capital.
Pela proposta em tramitação na Câmara Municipal com parecer favorável da Comissão de Legislação Justiça e Redação, os estabelecimentos de ensino, escolas, colégios, universidades e academias podem fazer o requerimento para a implantação do sistema à Agetran – Agência Municipal de Transporte e Trânsito. O órgão analisará os pedidos e vai estabelecer as adaptações necessárias para atender aos critérios de segurança, organização e implantação do drive-thru.
Os estabelecimentos que implantarem a área de drive-thru para embarque e desembarque estarão também comprometidos a implantar mecanismos para que um funcionário seja responsável pela orientação e organização dos alunos para embarque no veículo que estiver frente ao estabelecimento.
“O foco da proposta é garantir a melhoria do tráfego e ampliar a segurança para as crianças e adolescentes, reduzindo os riscos de acidentes e as infrações cometidas pelos motoristas que insistem em parar em fila dupla”, conclui Beto Avelar. Atualmente a multa para quem estaciona em fila dupla é de R$ 195,23 e o motorista ainda é punido com cinco pontos na carteira.
O projeto ainda passará pelas comissões de Finanças e Orçamento; Comissão de Obras e Serviços Públicos; Comissão de Educação e Desporto; e Comissão de Transporte e Trânsito.