Em parceria com diversas instituições, AGEMS desenvolve projetos que alcançaram mais de 4.900 estudantes de 34 unidades escolares, além de 300 profissionais que participaram da 1ª Conferência Estadual de Sustentabilidade e Regulação em Saneamento. As ações também envolveram cerca de 350 moradores de Campo Grande e Chapadão do Sul, em eventos socioambientais.
No Dia Mundial da Educação Ambiental, a Agência Estadual de Regulação (AGEMS) celebra com a comunidade o sucesso de iniciativas construídas de forma prática, contínua e integradas ao saneamento básico, à cidadania e à realidade das comunidades, gerando resultados concretos. Entre 2022 e 2025, os projetos educativos voltados à sustentabilidade alcançaram 14 municípios, 34 escolas e 4.921 estudantes, envolvendo diretamente mais de 300 famílias.
Os números, consolidados na Agenda Sustentável da AGEMS, refletem um trabalho que conecta políticas públicas, escola e sociedade, fortalecendo a consciência ambiental desde a infância.
O nosso ‘AGEMS Ambiental’ é uma iniciativa para unir educação, sustentabilidade e cidadania. Para fortalecer a compreensão sobre água e esgoto, sobre descarte e reciclagem de resíduos, sobre drenagem, e sobre como tudo isso está conectado com o meio ambiente e a saúde coletiva. Estamos trabalhando no presente, com as novas gerações, para preservar e construir o futuro”, destaca o diretor-presidente, Carlos Alberto de Assis
Realizado com várias parcerias institucionais e incorporado à Carta de Serviços da Agência, o projeto desenvolve diferente atividades, que alcançaram mais de 4.900 estudantes de 34 unidades escolares, além de 300 profissionais que participaram da 1ª Conferência Estadual de Sustentabilidade e Regulação em Saneamento. As ações também envolveram cerca de 350 moradores de Campo Grande e Chapadão do Sul, em eventos socioambientais.
Com caráter altamente personalizado, cada atividade é construída a partir da realidade local, valorizando saberes, vivências e desafios de cada território. Essa abordagem aproxima o saneamento do cotidiano das pessoas, reforçando que todos os eixos são partes diretamente ligadas à vida diária e exigem participação cidadã ativa.
“Assim, o projeto fortalece o protagonismo social e inclui os estudantes no acompanhamento da qualidade dos serviços, estimulando a participação em práticas de controle social que ampliam a responsabilidade compartilhada pelo desenvolvimento sustentável”, conta a diretora de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos, Iara Marchioretto.

Mãos na terra para um futuro mais verde
Entre as atividades realizadas, destaca-se o plantio de mudas no Arco dos Ipês e no Arco da Paz com atuação da AGEMS em uma educação ambiental continuada, participativa e integrada ao cotidiano. Ao unir plantio urbano, cuidado coletivo e valorização da biodiversidade do Cerrado, essas duas atividades fortalecem a percepção de que preservar árvores significa também proteger água, solo, clima e qualidade de vida – dimensões essenciais do saneamento básico e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Apadrinhadas por estudantes, profissionais e comunidades, as mudas crescem sob o cuidado de quem se reconhece parte do território e corresponsável por ele. A rede de instituições parceiras reforça o caráter colaborativo das ações, que transformam áreas degradadas em corredores verdes de pertencimento e convivência.
A meta é que os 290 ipês já plantados floresçam como símbolos de cidadania ativa, integração intersetorial e compromisso contínuo com um futuro mais sustentável, construído por todos e para todos.
Ponto de Entrega Voluntária de Resíduos: incentivo e responsabilidade
A instalação dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) nas Escolas Estaduais Professora Fausta Garcia Bueno e Vereador Cristóvão Silveira representou um avanço importante no compromisso da AGEMS com uma educação ambiental ativa, personalizada e alinhada à realidade das comunidades escolares. Projetados para o ambiente educativo, os PEVs transformam o manejo de resíduos em prática cotidiana de aprendizagem, aproximando estudantes, professores, famílias e comunidade dos quatro eixos do saneamento.
Ao integrar conteúdos curriculares, tecnologias sociais e experiências de participação, os PEVs fortalecem o protagonismo juvenil e ampliam a compreensão sobre direitos, deveres e controle social. Com forte adesão da comunidade e alinhados aos ODS da Agenda 2030, os Pontos vêm se consolidando como espaços de responsabilidade compartilhada e construção coletiva de soluções, promovendo hábitos sustentáveis que ultrapassam os muros da escola.
Drive Thru da Reciclagem
A participação da AGEMS nas edições de 2024 e 2025 do Drive Thru da Reciclagem reafirma o compromisso em aproximar os serviços públicos da sociedade, promovendo economia circular e participação social por meio de práticas simples e transformadoras. Ao lado da Secretaria de Estado de Educação e demais parceiros, a Agência democratizou o acesso das escolas e transformou o espaço em local de aprendizagem para estudantes. A atividade conecta projetos pedagógicos e práticas cotidianas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, especialmente os ODS 3, 6, 11 e 13, que focam na melhoria da qualidade de vida humana e do meio ambiente através da saúde, acesso à água, urbanização sustentável e combate às mudanças climáticas.
No Drive Thru, a educação ambiental também acolhe a comunidade por meio da doação de mudas e oferta de educação cidadã de forma leve, participativa e acolhedora, construindo uma ponte entre a vida diária de cada um e as ações globais da Agenda 2030. É um movimento coletivo de responsabilidade e pertencimento.
Essas atividades já envolveram mais de 650 estudantes de 13 instituições de ensino de Campo Grande e possibilitaram a distribuição de mais de 700 mudas nativas do cerrado à comunidade.
Somando compromisso, multiplicando saberes
Com a perspectiva de expandir as ações, a AGEMS estabeleceu uma cooperação com a Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica de Mato Grosso do Sul (FADEB/MS), marcando um novo capítulo no Projeto AGEMS Ambiental.
A parceria amplia e qualifica as iniciativas de educação voltadas ao saneamento básico. Também prevê a criação de um curso online e gratuito destinado à formação de agentes multiplicadores, fortalecendo competências relacionadas à água, esgoto, resíduos sólidos, drenagem urbana e enfrentamentos climáticos.
Com aulas gravadas e seminários ao vivo, a proposta dialoga com os ODS e com o compromisso do Estado em construir um território verde, digital e inclusivo. As instituições trabalham em um curso que valorize saberes locais, inclusão e justiça ambiental, preparando servidores, gestores e professores para promover ações de educação ambiental em saneamento nos municípios sul-mato-grossenses. É uma ação estruturante, que amplia o alcance da regulação e reafirma o papel transformador da educação.
Fonte: AGÊNCIA ESTADUAL DE REGULAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE MS








