Com o lançamento, hoje (31), de uma inédita Agenda Sustentável contendo 49 ações efetivas, a Agência Estadual de Regulação (AGEMS) consolida o compromisso com a sustentabilidade ambiental, social e de governança ao regular e fiscalizar serviços concedidos em Mato Grosso do Sul. Um resultado que se integra à política estadual de crescimento econômico atrelada ao cuidado com o meio ambiente, com as pessoas, com a responsabilidade no serviço público e a inovação, como apontou, durante o evento, o vice-governador José Carlos Barbosa.
LEIA TAMBÉM: AGEMS chega à final do Prêmio de Inovação com dois projetos que unem cidadania e sustentabilidade

“O que assistimos aqui, hoje, é dar vida aos eixos de governabilidade. O que a AGEMS está entregando está, como o nosso modelo de Governo, atrelado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A Agência está fazendo a face visível daquilo que era teórico, que era empírico, e que nós temos assistido no Mato Grosso do Sul”, destacou Barbosinha. 
Reunindo diretores e todo o quadro de servidores, o diretor-presidente da autarquia, Carlos Alberto de Assis, apresentou a Agenda como um instrumento de transparência, controle social e compromisso de avanços com a sociedade sul-mato-grossense.
>>>SIGA O NOSSO CANAL DO WHATSAPP
“São ações efetivas de cada uma das nossas diretorias, da Ouvidoria, da área administrativa, de todos os nossos servidores”, afirmou Carlos Alberto, ao enumerar as principais entregas. “Nos últimos dois anos a atuação da AGEMS se fortaleceu na preocupação com os eixos de sustentabilidade, em todas as áreas: no saneamento, no transporte, na energia. Consolidamos, então, essas quase 50 ações de inovação, de capacitação e valorização da equipe, e de proximidade com as pessoas, com projetos de educação e promovendo acessibilidade”.
Sob coordenação da Diretoria de Inovação e Relações Institucionais, a elaboração da Agenda Sustentável 2025-2026 reflete o amadurecimento institucional e a integração de todas as áreas da Agência.
“É uma iniciativa que consolida o trabalho integrado de todos os nossos departamentos. E o mais importante, que geram efeitos que chegam até o cidadão e as instituições”, aponta a diretora Rejane Monteiro. “É também um importante resultado regulatório que projeta nacionalmente Mato Grosso do Sul e que vamos levar para o Congresso Brasileiro de Regulação, que acontece no mês de novembro”.
O diretor de Sustentabilidade do Sistema FIEMS, Robson Del Casale, enalteceu a iniciativa da AGEMS como um instrumento de impacto também no setor produtivo. “Para nós é muito importante acompanhar o lançamento dessa agenda, que é robusta, e que, tenho certeza, tem reflexos positivos em uma série de serviços para o desenvolvimento industrial do Estado”.
>>>SIGA O NOSSO INSTAGRAM: @MANCHETEPOPULAR
Para o secretário-executivo de Gestão Política da Capital, Markito Perez, os resultados demonstrados fazem da AGEMS uma agência modelo no cenário nacional da regulação.
Transição energética e combustível do futuro
No campo de gás e energia, a Agenda traz ações inovadoras alinhadas ao ambicioso projeto estadual de descarbonização e de aceleração da transição energética. “Nosso Comitê de Biogás e Biometano e o projeto piloto de uso do GNV em indústrias de celulose são dois exemplos concretos, que mostram como a regulação pode impulsionar o uso de combustíveis limpos e apoiar a sustentabilidade da matriz energética do Estado”, destacou o diretor Matias Gonsales.
Saneamento, saúde e universalização
Com regulação responsiva e levando cooperação aos Municípios, a Agência também consolidou na Agenda avanços para fazer chegar ao maior número de pessoas os benefícios de saúde e qualidade de vida gerados pelos quatro eixos do saneamento básico.
“E em 2026 vamos ultrapassar os muros das regiões urbanas. Vamos trabalhar na validação das soluções alternativas para ajudar as cidades e o estado a alcançarem a universalização de abastecimento de água e esgotamento sanitário”, anunciou a diretora Iara Marchioretto.
A Agenda está disponível em versão digital no site da AGEMS. Clique aqui para acessar.
Fonte: AGÊNCIA ESTADUAL DE REGULAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE MS







