Nesta quarta-feira (13), a prefeita Adriane Lopes reafirmou o compromisso de transformar a educação em Campo Grande em uma referência para Mato Grosso do Sul e para o país. Acompanhando a visita do ministro da Educação, Camilo Santana, a prefeita enfatizou que, desde o início de sua gestão, a educação tem sido prioridade, com investimentos significativos que já refletem na melhoria das escolas e na qualidade do ensino para as crianças e jovens da capital. “Acreditamos que a educação transforma pessoas, e pessoas transformam cidades e estados. Esse é o nosso compromisso com Campo Grande”, afirmou Adriane.
Em pouco mais de dois anos, Adriane já conseguiu reformar 205 escolas, garantir a retomada de obras de escolas paradas há décadas e estabelecer parcerias estratégicas que fortalecem o setor educacional na cidade. “Nosso trabalho tem sido focado em desenvolver novas ações e atividades. É essencial que cada aluno da nossa rede municipal – e são mais de 112 mil matriculados – tenha acesso a uma educação de qualidade, que os prepare para o futuro. Por isso, não temos poupado esforços e fomos além, buscando recursos e destravando projetos junto ao Ministério da Educação em Brasília”, ressaltou a prefeita.
Conforme a prefeita, a sua gestão tem se empenhado para destravar obras paralisadas e expandir a infraestrutura educacional da cidade, contando com apoio do ministério. “Quero destacar o trabalho intenso da nossa equipe para destravar as 13 obras que estavam paradas em Campo Grande, algumas há quase 20 anos, como é o caso da EMEI Inápolis, retomada e entregue na nossa gestão. Desde o início do nosso mandato, fomos persistentes na busca de soluções, e fui a prefeita que mais esteve em Brasília no Ministério da Educação, com mais de cinco visitas ao FNDE, sendo sempre muito bem recebida. Hoje, nós também estamos tendo a alegria de receber a equipe do ministério para verificar de perto os avanços que estão acontecendo”, lembrou. Nesta semana, a Prefeitura finalizou a licitação para retomar mais uma EMEI, na Vila Popular.
A administração municipal tem como meta concluir outras sete unidades de educação infantil: Jardim Talismã, Jardim Radialista, Moreninha II, Jardim Colorado, Serraville, Jardim Nashville e Jardim Anache, cuja licitação já foi realizada. O objetivo é reorganizar a distribuição de vagas na Educação Infantil, atendendo à demanda crescente da rede municipal de ensino e assegurando que mais crianças tenham acesso a uma educação de qualidade.
Durante a agenda, a prefeita destacou a importância de parcerias que vão além dos investimentos municipais e abrem caminho para transformações duradouras, como a Rota Bioceânica, um projeto estratégico para o desenvolvimento regional que conecta o Mato Grosso do Sul a mercados internacionais. “Em um ano, capacitamos 10 mil jovens para as oportunidades que surgirão com a Rota. O desafio é gigantesco, e precisamos do apoio do governo estadual e federal para que esse projeto traga uma nova realidade de oportunidades e crescimento para nossa cidade e estado. E a educação é fundamental em todo este processo”, completou.
A prefeita Adriane Lopes finalizou reafirmando que Campo Grande está de portas abertas para novas parcerias que consolidem ainda mais os avanços na educação. “Cada investimento em educação é um investimento no futuro de Campo Grande e do Mato Grosso do Sul. O nosso trabalho é para que nossos jovens e crianças tenham acesso ao melhor, sempre com Deus à frente, e com a certeza de que a educação é a chave para o desenvolvimento”, concluiu.
A agenda desta quarta também marcou o lançamento de investimentos que reafirmam o compromisso federal com a educação em Mato Grosso do Sul. Durante a solenidade, foram anunciadas expansões significativas no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), incluindo uma nova quadra poliesportiva e um bloco didático com salas de aula e laboratórios. Além disso, o programa Pé-de-Meia, que ensina educação financeira a estudantes, foi ampliado, visando preparar os jovens para serem adultos financeiramente conscientes e responsáveis, ampliando as habilidades práticas de milhares de alunos do estado.