Em Dourados, Governo de MS destaca papel estratégico das cooperativas no desenvolvimento econômico do Estado

Evento com mais de 1.900 cooperados reforça força do cooperativismo no crescimento sustentável e na geração de empregos em Mato Grosso do Sul

0

O papel essencial do cooperativismo para o desenvolvimento sustentável e o crescimento econômico inclusivo em Mato Grosso do Sul foi o destaque do COOPS DAY – Dia Internacional das Cooperativas, evento realizado no sábado (05), em Dourados. Durante o fim de semana, mais de 1.900 cooperados estiveram reunidos na cidade para atividades esportivas, culturais e de lazer.

Representando o Governo do Estado na abertura do evento, o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, afirmou que as cooperativas são uma das mais poderosas forças propulsoras do progresso econômico e social de Mato Grosso do Sul.

LEIA TAMBÉM: Com mais de R$ 46,4 milhões em investimentos, Governo de MS impulsiona desenvolvimento em Paranaíba

“Onde há cooperativa, há produção, geração de empregos, multiplicação de renda e desenvolvimento local. Elas nos ajudam a vencer um dos maiores desafios da gestão estadual, que é interiorizar o crescimento, fazendo-o chegar a cada município, por menor que seja”, ressaltou.

O vice-governador também destacou a importância da atuação das cooperativas para o desempenho econômico do Estado. “Hoje somos o Estado que mais cresce no Brasil, que mais investe e um dos que mais atraem capital privado. Neste ano, superamos a marca de 20 mil novas oportunidades de trabalho, um número histórico para Mato Grosso do Sul. Tenho convicção de que, sem a contribuição valiosa das cooperativas, não teríamos alcançado resultados tão expressivos”, acrescentou.

>>>SIGA O NOSSO CANAL DO WHATSAPP 

O Governo de MS vem reafirmando sua parceria com o setor cooperativista, que se tornou um eixo central da estratégia “Próspero”, na atual gestão. Com programas de apoio estruturado ao cooperativismo, o Estado estimula a criação e fortalecimento de cooperativas, especialmente no agronegócio, contribuindo para a agroindustrialização regional. Essa ação integrada garante competitividade, emprego e renda para todas as regiões do Mato Grosso do Sul.

Agora em 2025, o cooperativismo ganhará projeção global com a celebração do Ano Internacional das Cooperativas, proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU) sob o lema “Cooperativas Constroem um Mundo Melhor”. A iniciativa reconhece a relevância das cooperativas no avanço do desenvolvimento sustentável, no combate à pobreza e na promoção de um crescimento econômico mais inclusivo.

LEIA TAMBÉM: Governo entrega 11 torres de videolaparoscopia para modernizar cirurgias em hospitais de MS

No Mato Grosso do Sul, o Sistema OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras no Mato Grosso do Sul) reúne 139 cooperativas, responsáveis por gerar mais de 15 mil empregos diretos e impactar positivamente a vida de aproximadamente 660 mil cooperados — o equivalente a cerca de 25% da população do Estado. O movimento cooperativista sul-mato-grossense atua de forma decisiva na promoção da inclusão social, da inovação e no fortalecimento do desenvolvimento regional.

O presidente da OCB/MS, Celso Régis, destacou que 77 municípios sul-mato-grossenses contam com ao menos uma agência de cooperativa, fortalecendo diferentes segmentos e modelos de negócios.
“Trabalhando em conjunto, conseguimos promover o progresso de muitas comunidades. Por meio das cooperativas, estamos construindo um mundo mais justo e inclusivo”, destacou.

>>>SIGA O NOSSO INSTAGRAM: @MANCHETEPOPULAR 

Já o secretário-executivo da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Rogério Beretta, enfatizou o papel estratégico do cooperativismo para o fortalecimento do agronegócio. “Sabemos que as cooperativas atuam em todos os setores, mas no agro essa presença é ainda mais marcante. São 80 mil produtores no Estado, e a união em torno do cooperativismo assegura a eles mais competitividade, maior rentabilidade e possibilita ao governo do Estado levar com mais facilidade os serviços essenciais ao produtor, além de fomentar o crescimento sustentável”, explicou. “O cooperativismo é o caminho para chegarmos a todos os municípios e a cada propriedade rural do nosso grande Mato Grosso do Sul”, finalizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui