Em prática inovadora, professores do Sesi aplicam mentoria aos colegas em MS

0
53

A Rede Sesi de Educação em Mato Grosso do Sul está promovendo uma prática inovadora para aperfeiçoar a qualidade do ensino nas sete Escolas Sesi do Estado. Professores multiplicadores assumem o papel de mentores para desenvolver habilidades e competências de seus colegas, além de apoiar na implementação de metodologias pedagógicas.

 

A primeira ação nesse sentido envolveu docentes das Escolas Sesi de Naviraí e Corumbá na última semana. A professora Andresa Brusarosco Andrade de Paula, de Naviraí, ministrou a formação para professores e coordenadores da escola em Corumbá. A atividade foi promovida pelo Núcleo de Formação Docente e Mentoria do Sesi no Estado.

 

A articuladora do núcleo, Carolina Moraes Lino, explica que os professores recebem formação inicial, promovida pelo departamento nacional do Sesi, e depois partem para as unidades, com apoio do departamento regional para a execução do projeto.

 

“Este é um movimento inovador porque estamos formando nossos professores para multiplicar essa formação junto a outros professores da Rede Sesi. São professores que estão em sala de aula, conhecem as rotinas e a realidade do Sesi. Não é preciso contratar especialistas de fora”.

 

Uma das metodologias apresentadas na formação é o LabDisc, um laboratório móvel que conta com 15 sensores. Utilizando o aparelho e orientado por professores, o aluno torna-se protagonista na construção do próprio conhecimento ao realizar medições na área da ciência da natureza.

 

“O Sesi acertou em cheio com o núcleo de formação, porque facilita o acesso dos professores a novos conhecimentos e práticas. Essa prática é bastante inovadora, não vemos isso em outros lugares. Foi muito legal ver o feedback dos nossos professores, que sentiam a necessidade de passar por uma imersão que agregasse valor para a prática diária em sala de aula”, comentou a professora Andresa.