Campo Grande respirou inclusão nesta terça-feira (23), com a realização da 59ª edição do Emprega CG, que aderiu à campanha nacional Dia D da Inclusão da Pessoa com Deficiência. O mutirão de vagas aconteceu na Agência de Intermediação da Fundação Social do Trabalho (Funsat) e reuniu 18 empresas oferecendo oportunidades em 15 profissões diferentes.
Das 13h às 16h30, candidatos com deficiência participaram de processos seletivos exclusivos. Ao todo, foram 150 vagas anunciadas, com forte procura para funções administrativas.
Entre os que buscaram uma oportunidade estava José Henrique dos Santos, 72 anos, monocular. Ele concorreu a uma vaga de auxiliar de escritório e não escondeu a satisfação com a estrutura montada. “Capricharam e isso serve de exemplo para todos. O PCD precisa de um bom tratamento na hora de procurar emprego. Um feirão como este mostra isso, de parabéns também à Funsat, por envolver tantos RHs”, destacou.
Do Jardim Aeroporto, José Aparecido da Silva, 59 anos, também participou do programa. Para ele, a ação beneficia empresas, candidatos e sociedade. “Todo mundo ganha. A Prefeitura abre a mente das empresas e também dos trabalhadores. As vagas existem, mas sem divulgação muita gente não teria acesso a elas”, afirmou.

Segundo dados nacionais, o Brasil tem pelo menos 546 mil trabalhadores PCD contratados, número que pode crescer com iniciativas de inclusão como a realizada em Campo Grande.
Para Edimar Aréco, 39 anos, cadeirante e morador do Jardim Centro-Oeste, a iniciativa é fundamental. “Só quando me tornei PCD passei a compreender as dificuldades de verdade. A inclusão depende de mudar a mentalidade das pessoas e a cultura das empresas. A Funsat dá exemplo, mostrando que investir em nós vale a pena. Espero que ações como essa se repitam sempre, até mesmo sem depender do poder público. ”

Já o jovem Jhony José da Silva, 30 anos, deficiente auditivo, saiu do evento com aprovação em entrevistas e a expectativa de começar em breve em uma rede de supermercados. “Foi a primeira vez que vim à Funsat. Fiquei feliz por ver esse avanço no processo de inclusão. Ainda temos barreiras, de acessibilidade e comunicação, mas só vamos superá-las com vontade e percepção de que o mundo precisa ser mais igualitário”, disse.
Empresas e voluntários
Do outro lado da mesa, empresas também celebraram os resultados. A representante de RH do Assaí Atacadista, Jéssica Nascimento, reforçou a importância da parceria com a Funsat. “A parceria é produtiva porque direciona candidatos qualificados para o setor de varejo. Esse formato nos ajuda a reduzir a rotatividade e fortalece nossa equipe”, avaliou.

A intérprete de Libras Michelle Dayane Moura, servidora pública e voluntária da ação, destacou o legado do evento. “Mais que contratações, fica o compromisso de mantermos a inclusão em todos os espaços. O profissional PCD pode, sim, ser muito produtivo. ”

Candidata em quatro seleções, Sandra da Silva Verão, 59 anos, também elogiou a estrutura. “Adorei o jeito que organizaram. Ampliou as chances de contratação. É uma atitude responsável que deveria ser multiplicada. ”
Próximas edições
O Emprega CG segue com agenda intensa. Nesta quinta-feira (25), o programa terá duas edições:
Emprega CG Mulheres Mil/Estrela Dalva, das 8h às 10h, no Teatro Octavio Guizzo (Av. Afonso Pena, 3297 – Centro);
Emprega CG Instituto Isa, das 13h às 16h, no Instituto Isa (Av. Costa Melo, 987 – Aero Rancho).
A expectativa é que, até o fim de 2025, o programa ultrapasse 61 edições, sendo 37 delas em formato itinerante.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 4042-0585 (ramais 5800 e 5841) ou pelo Instagram @funsat.cg. O trabalhador também pode atualizar seu cadastro presencialmente na sede da Funsat, localizada na Rua 14 de Julho, 992, Vila Glória, e conferir diariamente o painel de vagas no site da Prefeitura: https://www.campogrande.ms.gov.br/funsat/sec-artigos/vagas-ofertadas/