Escola Barão do Rio Branco Conquista o Primeiro Lugar no Projeto “Controlador Jovem em Ação 2025”

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Escola Barão do Rio Branco Conquista o Primeiro Lugar no Projeto “Controlador Jovem em Ação 2025”

A Câmara Municipal de Campo Grande foi palco, nesta quarta-feira (10), da cerimônia de encerramento e premiação do projeto “Controlador Jovem em Ação 2025”. Promovida pela Controladoria-Geral do Município (CGM) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), a iniciativa distribuiu R$ 128.000,00 em prêmios para as Associações de Pais e Mestres (APMs) das escolas vencedoras, além de bicicletas e equipamentos eletrônicos para alunos e professores. O grande destaque da tarde foi a Escola Municipal Agrícola Barão do Rio Branco, que conquistou o primeiro lugar com um projeto voltado à sustentabilidade.

Durante a solenidade, o Controlador-Geral do Município, Elton Dione de Souza, destacou que a competição é um estímulo para um objetivo maior: o engajamento cívico. “O objetivo principal aqui não é a disputa pelo primeiro, segundo ou terceiro lugar. O que buscamos é que os alunos se envolvam com a autoria cidadã”, afirmou. Ele reforçou a importância dos estudantes como disseminadores de boas práticas, lembrando que “vocês são o futuro da nação” e que o projeto, que contou com a participação de 25 escolas em 2025, visa fortalecer a transparência e o cuidado com o bem público.

A grande vencedora, E.M. Agrícola Barão do Rio Branco, recebeu R$ 30.000,00 pelo projeto “Barão saudável, refeitório sustentável”. A aluna Bianca Coelho Corrêa, integrante da equipe campeã, explicou que a iniciativa transformou um espaço subutilizado da escola em um ambiente ecológico e funcional. “Desenvolvemos o projeto do refeitório sustentável, utilizando águas cinzas, como a água usada para lavar as mãos e escovar os dentes, para limpar o local”, detalhou. Segundo Bianca, o projeto teve custo zero, graças ao engajamento da comunidade escolar: “Todo o material foi doado ou arrecadado dentro da escola, por meio de uma gincana”.

Além da sustentabilidade ambiental, a valorização cultural também teve destaque. A E.M. Professor João Cândido de Souza, que ficou em 6º lugar, apresentou um projeto focado na inclusão e na cultura indígena. A aluna Beatriz Victoria explicou que a proposta buscou tornar a escola mais acolhedora, ressaltando a presença da cultura Terena na comunidade escolar. “Criamos uma amarelinha na língua Terena para que quem não entendesse a língua aprendesse brincando”, contou, celebrando a troca cultural entre os colegas.

O Secretário Municipal de Educação, Lucas Henrique Bitencourt, destacou a dedicação dos gestores escolares em um ano considerado desafiador. Dirigindo-se aos diretores e às equipes técnicas, afirmou que o valor do projeto vai muito além da recompensa financeira. “Ganhar o prêmio é importante, mas o processo de construção é o que realmente faz a diferença”, disse, agradecendo o trabalho incansável dos profissionais da educação. Em um momento descontraído, convidou os alunos a ocupar a frente do plenário, enfatizando que aquela tarde havia sido “pensada para eles”, os verdadeiros protagonistas da ação.

Criado em 2022, o projeto “Controlador Jovem em Ação” evoluiu significativamente, passando de equipes de quatro para vinte alunos por escola nesta edição de 2025. As escolas participantes realizaram auditorias cívicas para identificar problemas e propor soluções, que foram apresentadas na IV Feira de Ciências, Inovação e Tecnologia da REME (FECIT-REME).

Ao final do evento, além da premiação principal para a Barão do Rio Branco, outras 12 escolas foram reconhecidas, incluindo a E.M. Nerone Maiolino, em segundo lugar, e a E.M. Professora Oliva Enciso, em terceiro. Também foram entregues prêmios de Relevância Social a três instituições que desenvolveram ações de impacto significativo na comunidade.



Fonte: www.campogrande.ms.gov.br

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