“Escola: Espaço de ação e formação”

0
96

Por Juari Lopes – Professor e Vereador

No dia 15 de março comemora-se o Dia da Escola, data escolhida para celebrar este espaço do conhecimento, formação e transformação humana. O termo “escola” tem na sua origem a expressão grega scholé, que significa “acredite se quiser, lugar do ócio”. Esta data surgiu com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância desta na atuação e potencialização das relações estabelecidas entre o ensinar e o aprender, e também nas diferentes relações humanas.

Desde a antiguidade, as escolas existem de formas diferenciadas. Inicialmente, eram privilégio dos nobres e ricos, e a aprendizagem formal era restrita aos homens — direito conquistado pelas mulheres no decorrer dos tempos. Na Grécia Antiga, não havia salas de aula e a aprendizagem ocorria por meio do direcionamento do professor, que ensinava seus alunos andando pela cidade, dialogando sobre fatos do cotidiano e da cultura popular.
Ao longo do tempo, a escola passou por grandes transformações e também preservou ações e metodologias aplicadas que foram transmitidas a diferentes gerações de profissionais. Com o fechamento das escolas no início da pandemia causada pela Covid-19, os altos e baixos do sistema híbrido de ensino e o retorno presencial dos alunos às salas de aula, tornaram latente a importância das instituições escolares para o desenvolvimento dos estudantes, por meio da atuação consciente dos profissionais envolvidos na promoção do pleno desenvolvimento do cidadão.

Pode-se afirmar que há consenso entre os envolvidos no processo educativo que a escola precisa ser um espaço de construção do conhecimento, em que o professor seja o mediador deste processo e a escola passe a exercer papel primordial na formação intelectual, social e emocional dos estudantes.
Portanto, é fundamental que ocorra no espaço da escola a construção das relações sociais, por meio do contato das pessoas com diferentes personalidades e trajetórias, contribuindo para a formação social e intelectual, proporcionando a socialização e convivência em um dos principais espaços de interação e criação; para que todos realizem seus projetos de vida e atuem de maneira consciente, responsável e ativa na sociedade em que estão inseridos.