O Governo de Mato Grosso do Sul avançou nas negociações com os trabalhadores da educação e anunciou a convocação imediata de mais 28 professores aprovados em concurso público para a Rede Estadual de Ensino. A decisão foi confirmada após reunião institucional realizada nesta sexta-feira (19), reforçando o compromisso do Estado com o fortalecimento da educação pública.
LEIA TAMBÉM: Governador recebe embaixador do Canadá para discutir integração e eventuais negociações comerciais
O encontro foi conduzido pelo governador Eduardo Riedel e contou com a presença da direção da Fetems, além dos secretários estaduais Frederico Felini (Administração) e Hélio Daher (Educação).
Segundo o secretário de Educação, Hélio Daher, a autorização para a convocação já foi formalizada e atende às necessidades imediatas da Rede Estadual. “O governador autorizou a chamada imediata de 28 aprovados do concurso em andamento. Eles vão reforçar o quadro de professores da rede”, afirmou.
>>>SIGA O NOSSO CANAL DO WHATSAPP
Além disso, ficou definida uma nova reunião em janeiro de 2026 para tratar da possível convocação de outros candidatos que permanecem na lista de espera. De acordo com Daher, a ampliação das chamadas será avaliada a partir de um estudo técnico conjunto das secretarias de Administração e Educação, com foco no primeiro semestre do próximo ano.
Para o secretário de Administração, Frederico Felini, o encontro evidencia a postura do Governo em manter um diálogo permanente com as categorias. “O governador sempre está aberto a ouvir os servidores e os sindicatos. A reunião de hoje tratou de diversos temas e teve como objetivo melhorar os serviços públicos e a qualidade de vida dos trabalhadores”, destacou.
A presidente da Fetems, Deumeires Morais, avaliou a reunião como positiva e ressaltou os avanços obtidos. “Temos o compromisso firmado da chamada dos 28 professores e já uma agenda definida para discutir novas convocações. Foi um encontro produtivo, com prazos claros e disposição do Governo em avançar”, afirmou.
>>>SIGA O NOSSO INSTAGRAM: @MANCHETEPOPULAR
Durante a reunião, também foram debatidas outras pautas da categoria, envolvendo valorização profissional, carreira e melhorias nas condições de trabalho dos servidores da educação estadual.







